quinta-feira, 30 de agosto de 2012

APAES exibem obras de alunos com deficiência na Assembleia Legislativa

foto:Lucas Diniz
 
O espaço Didático-Cultural do Poder Legislativo exibe até o dia 6 de setembro a 1ª Mostra de Artes Visuais das APAES de Santa Catarina. A exposição é aberta ao público e a visitação é gratuita. São pinturas e esculturas executadas por crianças e adolescentes deficientes, selecionadas entre as cerca de 200 escolas que compõem o sistema APAE no estado.
Segundo o deputado Nei José Ascari (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Assembleia valoriza iniciativas como essa. “São pessoas com muito talento e todo esse talento precisa ser exposto”, declarou Ascari, que aproveitou para convidar os catarinenses para o XIV Congresso Estadual das APAES, que acontecerá de 3 a 6 de setembro, em Joinville.
As obras
São 10 pinturas, quatro esculturas em forma de gatinhos e dois painéis de tecido com figuras traçadas com agulha e linha. As obras, em cores vívidas, retratam cenas bucólicas, a alegria e o imaginário infantis, além da crítica espontânea. Nem todas as obras estão assinadas, mas Mário, 12, pintou um campo verde no qual se destacam um pinheiro e um ipê, cujas flores cobrem a beira da rua que leva até a escola.
Outro quadro, releitura de uma obra de Romero Brito, composto a partir de painéis de cores diversas, exibe um homem feliz, com o olho esquerdo na forma de um coração e de braços abertos, pronto para abraçar o observador. A alegria também está em outras obras, como no pódio, onde os vencedores celebram o êxito com a torcida. Já o imaginário marca presença com a imagem do pirata e das pessoas viajando entre o sol, a lua e um cometa.
Inclusive a crítica tem lugar, com uma mensagem simples e intuitiva. Em uma das obras, um caminho reto leva à bandeira do Brasil, da qual pendem os pratos de uma balança. Como um deles sustenta três pesos, a balança está desequilibrada. Mas uma mão humana, com dois dedos apenas, induz o observador a imaginar que a qualquer momento tocará o prato e reequilibrará a balança, restabelecendo a Justiça.
fonte:Alesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário