quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Congresso Diocesano das Famílias


O Congresso Diocesano das Famílias realizado no dia 19 de agosto de 2012, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em Fraiburgo/SC, celebrou as ações realizadas nos últimos anos e firmou o compromisso com a missão de anunciar o Reino de Deus.

Durante a abertura do evento, o bispo diocesano, Dom Frei Severino Clasen, OFM, destacou o lema da prioridade diocesana: “Eu e minha Família serviremos ao Senhor!” e o tema da Semana Nacional da Família, “Família, trabalho e festa”, afirmando que “é isso que completa, dá ânimo, valoriza e dá alegria de constituir e defender a família”. Lembrou o dia da Assunção de Nossa Senhora e a vocação dos religiosos, ressaltando que “a família é o berço das vocações, o espaço onde todos descobrem a grande vocação, que é o seguimento de Jesus Cristo”. Convocou ainda a todos para que, depois deste dia, voltem à suas casas mais família, mais cheios de Deus, em tudo o que envolve o cotidiano da vida. Pe. Valmor José de Deus, durante a abertura relembrou os passos da prioridade diocesana: Família, enquanto apresentavam-se símbolos, que representavam cada um dos quatro anos da prioridade, na diocese de Caçador.

Ainda na parte da manhã foram realizados três momentos específicos, definidos a partir de três públicos, presentes no congresso: adultos, jovens e crianças. Assessores da Infância Missionária, de Videira e Fraiburgo/SC, encarregaram-se do trabalho com as crianças, realizando momentos de animação, integração e oração, onde se contou a história do surgimento da Infância Missionária e organizou-se um momento de acolhida da Palavra de Deus, em que as crianças participaram ativamente, durante a Celebração Eucarística. Segundo, Suzana Nadal, Assessora da Infância e Adolescência Missionária, de Videira/SC, “as crianças puderam conhecer a história da Infância Missionária, interagindo umas com as outras, durante os momentos de animação e oração”, destacou ainda que atividades como esta deveriam acontecer com maior frequência.

Membros da Coordenação e da Assessoria Diocesana, das Pastorais da Juventude conduziram o trabalho com os jovens, contando com momentos de animação e dinâmica e refletindo sobre a vivência e os valores familiares, nos diversos modelos de família, existentes nos dias de hoje, envolvendo os jovens, que organizaram diversos painéis retratando as famílias. Esses painéis fizeram parte da Celebração de encerramento, como oferta da vida das famílias da diocese de Caçador. O jovem Gabriel Deotti, de 16 anos, de Major Vieira, destacou que o encontro com os jovens presentes foi muito bom, ressaltando que “refletiu-se sobre a convivência em família, e que apesar das imperfeições, sempre é possível melhorar”.

Ainda na parte da manhã, com os adultos, aconteceu momento de formação sobre a temática da Semana da Família, “A Família: o trabalho e a festa!”, com a assessoria do casal André Luis Kawahala e Rita de Cassia B. M. Kawahala, da Diocese de Osasco/SP, da comissão de Formação da Pastoral Familiar do Nacional e do Regional Sul 1. Para Marilene Alves de Ramos, da Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar, o que mais se destacou durante esta formação foi “a importância da união entre a família e a presença real de Deus, na casa, no trabalho e na festa”.

Na parte da tarde, apresentou-se um teatro, organizado pelo Movimento do Cursilho, de Papanduva/SC, retratando a situação familiar nos dias de hoje. Para o casal, Anestor Lins e Lucia Nigeleski Lins, de Irineópolis/SC, “o teatro mostrou a realidade das famílias, onde estão se perdendo os momentos de reunião familiar, por isso é importante resgatar a família e seus valores, a partir do diálogo e da unidade, pois a família é o alicerce da fé e da vida”.  Após o teatro, houve um momento de oração dedicado a Nossa Senhora de Fátima, colocando em suas mãos a vida das Famílias da Diocese de Caçador.

João Rodrigues Ramos, da Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar, disse que “encontros como estes deveriam acontecer periodicamente, pois é importante ver pessoas reunidas em torno da família”. Ressaltou ainda que “a prioridade diocesana ajudou a fortalecer a Pastoral Familiar”, destacando a importância do envolvimento dos padres, em todo este processo. Para André Luis Kawahala, que palestrou durante a manhã e acompanhou todo o Congresso “momentos como este, mostram que há muita gente preocupada com a família, além da Pastoral Familiar, e isso faz com que seus agentes não se sintam sós”. Ressaltou que a participação de outros movimentos no congresso fortalece e mostra que a família é o centro da Igreja. Destacou ainda “que é preciso ter unidade em todas as ações que envolvem a família, preservando a diversidade de experiências e fortalecendo uma verdadeira pastoral de conjunto”.

O Congresso Diocesano das Famílias foi encerrado com Celebração Eucarística, presidida por Dom Frei Severino e concelebrada por diversos padres da diocese. No final da celebração aconteceu a troca das fotos, com os nomes e contato das famílias presentes, que formaram o Painel das Famílias, símbolo central do encontro. As famílias foram motivadas a pegar uma foto de outra família, e a rezar por estas pessoas, manter contato ou visitá-las.

Divanete Eloisa Bachi - Agente da PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário