terça-feira, 21 de agosto de 2012

Secretaria de Saúde promove seminário sobre políticas públicas de combate à violência contra mulher

redesulnot/google

A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Florianópolis, promove desde hoje, 21, até quinta-feira, 23, o Seminário de Capacitação em Políticas Públicas na Defesa dos Direitos e no Combate a Violência Contra Mulheres, no auditório da Assembleia Legislativa. “A violência cometida no âmbito domestico e a violência sexual são fenômenos sociais e culturais ainda cercados pelo silêncio e pela dor. Queremos, por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, aumentar o número de serviços de atenção à violência nos municípios, apoiando na organização de redes integradas, que devem se constituir em ações voltadas à população”, afirmou o secretário-adjunto da Saúde, Acélio Casagrande, que participou da abertura do evento.
O estado de Santa Catarina tem uma população 50,38% feminina, e a proporção de ocorrência de violência é observada entre a idade de 10 a 19 anos (27,7%), seguida das de 20 a 29 anos (21%) e de 0 a 9 anos (17,2%). Entre as mulheres, 52% dos casos são de violência física, 39% de violência sexual e 58% de violência moral. “Analisamos as políticas em busca de implementar a Atenção Integral à Saúde da Mulher e ampliar os serviços de atendimento aos procedimentos cirúrgicos do aborto legal em todas as regiões de Santa Catarina. Também queremos garantir o plano de ações para enfrentamento estratégico das doenças crônicas não transmissíveis”, enfatiza o secretário-adjunto.
O tema já é trabalhado pela Secretaria, com capacitações para atenção à mulher, incluindo as vítimas de violência, e já está agendada para o dia 12 de setembro uma webconferencia com as equipes de Atenção Básica.
Notificações de violência contra a mulherEm Santa Catarina, o número de notificações de violência contra a mulher cresce a cada ano. Em 2009, foram notificados 583 casos. De janeiro a junho deste ano, já foram registrados 1.464 casos. As notificações de violência sexual também cresceram: de 30, em 2009, para 49 até junho de 2012. Nos casos de violência física, o número de notificações aumentou de 49 em 2009, para 262 no primeiro semestre deste ano.
fonte:SC.Gov Sec. de Estado da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário