quarta-feira, 22 de agosto de 2012

UNIARP desenvolve projeto que transforma hortaliças em farinha

Alunos do Colégio de Aplicação da UNIARP participaram de um primeiro teste com biscoitos feitos com farinha de beterraba; na análise sensorial, o biscoito foi aprovado e fez sucesso entre a garotada
Com o objetivo de estimular o consumo de hortaliças, principalmente entre estudantes, a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) está desenvolvendo um projeto que transforma beterraba, brócolis, cenoura, rabanete, repolho, salsão e outras em farinha, sendo o ingrediente principal de biscoitos, bolo, pães e massas diversas.
Na forma de farinha, os vegetais podem compor receitas variadas e muito nutritivas. Pelo aspecto colorido da farinha, também pode ser utilizado como corante natural. Os pratos preparados de forma colorida podem ser atrativos na dieta escolar, além contribuírem com os elementos essenciais de uma dieta saudável.
O projeto está sendo desenvolvido dentro do curso de Farmácia da UNIARP pelas professoras Leyza Paloschi de Oliveira e Talize Foppa e pelos acadêmicos Bianca Schveitzer e Guilherme Cesconetto.
De acordo com a professora Talize Foppa, a produção de farinha a partir de partes dos vegetais não convencionalmente utilizados pode ser uma fonte rica de minerais e macro elementos, enriquecendo a dieta alimentar e diminuindo o grande desperdício de alimentos. “Além disso, a elaboração de farinha apresenta uma forma de conservação mais prolongada, uma vez que os vegetais são muito perecíveis, e abrem um grande leque de opção para o consumo, como na elaboração de massas ou sopas. Também, são uma alternativa de fonte de renda extra na agricultura, quando os preços não são competitivos, em determinadas épocas do ano e até mesmo para os produtos de qualidade inferior”, explica.
O projeto já está na fase de experimentação. As análises de micro e macronutrientes e as farinhas estão sendo produzidas no laboratório de Ensaio Químico da EPAGRI de Caçador sob responsabilidade da Dra. Bianca Schveitzer. As demais análises estão sendo feitas nos laboratórios da UNIARP.
Recentemente, alunos do Colégio de Aplicação da UNIARP participaram de um primeiro teste com biscoitos feitos com farinha de beterraba. Na análise sensorial, o biscoito foi aprovado e fez sucesso entre a garotada.
 Preparo da farinha
As raízes, talos, inflorescências das hortaliças são cortadas em fatias de um a três centímetros e desidratadas em estufa com circulação forçada de ar quente a 60oC, por aproximadamente cinco dias. Em seguida, as amostras secas são moídas em moinho que funciona por vibração, formando uma farinha de coloração característica de cada espécie e fina. As folhas são secas inteiras e procedimento de secagem e moagem é o mesmo.
Estímulo
A UNIARP quer incentivar o uso das farinhas. Para isso será elaborado um material explicativo com a importância do consumo de hortaliças, sua composição química e propriedades funcionais. Também será elaborada uma apostila indicando modo de uso das farinhas em receitas diversas de pães, massas, purês, sorvetes, iogurtes, sucos e outros.
fonte:Assessoria de Imprensa Uniarp
Créditos fotos farinhas: Dra. Bianca Schveitzer,
Responsável pelo Laboratório de Ensaio Químico da EPAGRI de Caçador

Nenhum comentário:

Postar um comentário