quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Em Caçador primeiro Fórum de Juventudes


No dia 25 de agosto de 2012, aconteceu no Centro Social Marista Caçador, o primeiro Fórum de Juventudes do munícipio, organizado pelo Setor de Pastoral, do Grupo Marista em Caçador, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caçador e colaboração da Diocese de Caçador, Pastorais da Juventude do Contestado, Cáritas e Paróquia Cristo Redentor. No início do encontro os participantes doaram alimentos não perecíveis, que foram oferecidos para a Cáritas Caçador.

O evento contou com uma vasta programação, durante todo o dia.  Entre momentos de animação, integração e apresentações culturais os adolescentes e jovens puderam manifestar a cultura juvenil. Na parte da tarde, aconteceu uma palestra com o tema “Juventude e Participação”, assessorada pelo Padre e Doutor em Ciências da Religião, Gilberto Tomazi. Em seguida aconteceram diversas oficinas, onde os participantes debateram e expuseram suas ideias sobre: cidadania, sociedade, religião, crença, espiritualidade, vocação, profissão, cultura, lazer, projeto de vida, família, juventude, comunidade, mídia, tecnologia, educação, protagonismo, afetividade e sexualidade. O resultado das oficinas foi apresentado em plenária, por todos os grupos.
 

Segundo Edson Hübner, da equipe de organização do Fórum de Juventudes, de Caçador “o fórum é um espaço de discussão e participação dos jovens em vista da conquista de direitos. Com as informações coletadas durante as oficinas estaremos elaborando um artigo para publicação em diversos meios”. Ressaltou ainda que o objetivo é que haja continuidade neste trabalho, a partir de outras ações, com o Dia nacional da Juventude, Seminários, Conferências, entre outros, em conjunto com outros grupos do munícipio.

Divanete Eloisa Bachi

Agente da PASCOM

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário