No início desta semana chegaram em Florianópolis mais dois grupos de médicos cubanos que fazem parte do Programa Mais médicos, do governo Federal. Os profissionais estrangeiros, ao todo 114, irão atuar em 92 municípios catarinenses, inclusive Xanxerê será contemplado com duas médicas cubanas. A confirmação foi feita pelo secretário Municipal de Saúde, Amélio Radaelli, na manhã desta quarta-feira (4).
Na próxima sexta-feira (6), o secretário viaja a capital catarinense para buscar as duas profissionais que atuarão em dois postos de saúde. Uma delas atuará na unidade do Bairro Nossa Senhora Aparecida, já a outra profissional, a Secretaria irá estudar qual posto irá trabalhar.
De acordo com o secretário, a confirmação da vinda de mais profissionais da saúde a Xanxerê ocorreu esta semana e agora é esperar o registro ser liberado pelo Ministério da Saúde para começarem a atuar.
- Esperamos que o Ministério da Saúde já libere os registros das duas médicas para que iniciem os atendimentos ainda este ano. Caso isso não ocorra, elas estarão dando suporte no posto Hélio dos Anjos Ortiz e, posteriormente cada uma em sua unidade. É uma alegria poder contar com mais profissionais da saúde para atender a nossa comunidade – comenta Amélio.
O primeiro médico estrangeiro que veio para Xanxerê é um argentino e atua no posto de saúde do Bairro João Winckler. Com a vinda das duas médicas cubanas, o município terá três médicos estrangeiros através do programa do governo Federal. Além de Xanxerê, outros municípios da região também foram contemplados, como é o caso de Faxinal dos Guedes e Xaxim.
Até agora, Santa Catarina já recebeu 57 profissionais estrangeiros inscritos no Programa Mais Médicos. Para início de janeiro está prevista a chegada de mais profissionais.
fonte:TSX foto: TSF -Paulo Evangelista
Nenhum comentário:
Postar um comentário