A direção do Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC) de Videira realizou uma reunião na sede da entidade no último dia 14, para avaliar as propostas do Sindicato Patronal. A direção do SEC não aceitou a proposta do piso salarial ser de R$ 912,00, visto que este valor já é garantido pela Lei do Piso Estadual.
O presidente do SEC, Volmir Maurer, diz que o sindicato não aceitou também o percentual de 6% para os cargos que ganham acima do piso, proposto pelos representantes patronais. “O Sindicato Patronal vai ter que melhorar o reajuste de 6% e a proposta salarial para que tenhamos um segundo Dia D ao mês, que é realizado nos sábados”.
Maurer destaca que o Sindicato Patronal também enviou uma proposta para alterar o horário de funcionamento do comércio, que seria ampliado em meia hora para o fechamento. “Vamos fazer uma grande assembléia envolvendo a direção do SEC e os trabalhadores para debater este ponto”.
De acordo com ele, o SEC está procurando um local amplo para que os trabalhadores possam participar e decidir sobre esta ampliação no horário de fechamento das lojas. “Uma ampliação no horário de fechamento das lojas vai passar por cima da lei municipal que regulamenta o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais”.
Essa questão não depende somente da diretoria do SEC. Não existe nada aprovado com relação aos sábados Dias D, até que seja resolvida a questão salarial e o reajuste para quem recebe salário maior que o piso. “Uma questão está atrelada a outra e só vamos decidir depois de termos firmado o piso salarial e o reajuste”.
HORÁRIO NATALINO – A segunda-feira (20), é o último prazo para as empresas entregarem as folhas de pagamento dos seus funcionários referente ao Acordo Natalino. O SEC vai analisar todas e depois ver se existe algum caso onde o trabalhador foi lesado para que se tomem as providências ou se está tudo correto.
Fonte das Informações: Max Feiten/EspiãoNotícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário