Foto:Professoras Regina Oneda Mello e Ortenila Sopelsa |
As professoras da Unoesc Regina Oneda Mello e Ortenila Sopelsa lançaram o livro Alfabetização e Produção Textual: implicações da consciência fonológica. Dividida em oito capítulos, a obra é um convite a imersão no contexto escolar, no espaço da sala de aula, nos processos de construção e reconstrução de conhecimentos do professor e dos alunos em relação a escrita e a leitura.
O trabalho é resultante de uma investigação realizada no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc, com o objetivo de verificar as relações entre a formação da consciência fonológica, a alfabetização e a produção de textos espontâneos.
O interesse das pesquisadoras em relação a esta temática se deve a sua inserção na escola como professoras. Atualmente, atuantes na universidade e envolvidas com cursos de formação de professores, estudiosas do campo da educação e da construção dos processos de alfabetização.
Para a coordenadora do PPGEd, professora Maria Teresa Ceron Trevisol, a experiência profissional das autoras na escola revelou que alunos que apresentavam baixo desempenho em atividades de leitura e produção escrita possuíam dificuldades para realizar atividades de reflexão ortográfica, pensar sobre a relação letras e sons. A confirmação desta hipótese foi buscada no percurso da pesquisa realizada.
As pesquisadoras afirmam que as questões de linguagem são estratégias possibilitadoras da apropriação do conhecimento e, por isso merecem especial atenção no processo de alfabetização, o momento mais significativo na formação escolar. Ler e escrever significa apoderar-se da produção e dos significados das palavras, da compreensão da leitura e da escrita, e constituir-se de cidadania plena.
Fonte: Dhébora Santiago/Unoesc
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