sexta-feira, 22 de maio de 2015

ESTADUAL: Secretaria da Agricultura atende pleitos do Grito da Terra



A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR) tem avançado em relação às reivindicações dos produtores rurais catarinenses. Nesta manhã, o secretário Moacir Sopelsa entregou as respostas da pasta às reivindicações do Grito da Terra Brasil 2015, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc). A reunião foi realizada no Centro Administrativo do Governo do Estado, com representantes de todas as secretarias envolvidas nos pleitos. O governador Raimundo Colombo participou do ato e entregou as respostas ao presidente da entidade, Walter Dresch, diante de centenas de manifestantes.

De acordo com o secretário, ao longo dos anos o relacionamento estreito com sindicatos e associações do setor tem gerado bons frutos, que podem ser observados através do aperfeiçoamento dos programas e políticas públicas voltadas principalmente à agricultura familiar. Neste ano, dos 19 itens da pauta oito foram direcionados a Secretaria da Agricultura, alguns já foram atendidos e outros estão em andamento.

Sopelsa explica que uma das reivindicações era disponibilizar as variedades de milho Fortuna e Catarina, produzidos pela Epagri, através do Programa Terra Boa. “Este pleito foi aprovado ainda no dia 8 de maio pelo Conselho de Desenvolvimento Rural [Cederural] e deve chegar aos produtores a partir de junho, com a segunda etapa do programa”, diz. O financiamento para este projeto especial será de R$ 150 mil e as duas variedades de milho obedecem as relações de troca do Grupo 1, ou seja, uma saca de 20 kg de sementes de milho para 240 kg de milho consumo.

Outra reivindicação do Grito da Terra SC era ativar e disponibilizar recursos para o programa Fundo de Terras Estadual para pelo menos 300 filhos de agricultores. Para o diretor de Políticas da Agricultura Familiar e da Pesca, Hilário Gottselig, este é um pleito muito importante, pois vai ajudar a manter os jovens no campo, facilitando a negociação principalmente entre pai e filho. “Para este ano a meta é contemplar 50 cotas através do fundo”, diz. O diretor adianta que a SAR está em negociação com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para a capitalização do fundo estadual de terras, visando à ampliação das contrações.

A pauta da Fetaesc também sugere a contratação de mais profissionais para os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que são realizados pela Epagri. De acordo com o secretário Sopelsa, a meta da empresa é disponibilizar um técnico para cada 250 agricultores familiares. Para isso, será necessária a recomposição do quadro de extensionistas rurais e sociais, através da contratação de 826 profissionais.

Após a reunião, os representantes da Fetaesc foram atendidos pelo governador Raimundo Colombo, que ressaltou a importância do encontro para fortalecer o diálogo e avançar nos encaminhamentos da pauta de reivindicações do setor. “A Fetaesc conduz esse processo com muito equilíbrio e bom senso. Apresenta uma pauta com prioridades reais. Dessa forma, o que ocorre é uma soma de forças que tem trazido bons resultados. A produção da pequena propriedade é a grande riqueza de Santa Catarina. O agronegócio, movido pela força de quem enfrenta as dificuldades do dia a dia, faz de Santa Catarina esse Estado tão peculiar, que é apontado como exemplo, mesmo num cenário onde muitos sofrem com a crise. Precisamos proteger esse modelo, garantir apoio à produção e promover a qualidade de vida do trabalhador”, afirmou.

Assessoria de Imprensa
___________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário