quarta-feira, 20 de maio de 2015

REGIÃO/Luzerna: Ensino básico e veículos de comunicação de mãos dadas


Professora do IFC Luzerna desenvolve atividade sobre gêneros jornalísticos e instiga nos alunos o olhar crítico


 Utilizar os veículos de comunicação de massa como ferramenta de ensino é uma constante nas atividades da Educação Básica. Na disciplina de Língua Portuguesa, o trabalho desenvolvido pela imprensa tem seu destaque em virtude dos gêneros jornalísticos: notícia, reportagem, artigo, editorial, etc. No Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna, a professora Camila de Carli sabe bem disto. Nas últimas semanas, as aulas do Ensino Médio Integrado (turmas do 2º ano) foram permeadas por debates e atividades envolvendo o assunto.

“O trabalho com diferentes gêneros textuais é fundamental para que o aluno desenvolva sua capacidade comunicativa”, fala a professora Camila. “Trata-se de uma das ferramentas de ensino de Língua Portuguesa. Cada texto é apropriado para um determinado tipo de interação e se caracteriza por ter funções específicas na sociedade. Os textos jornalísticos têm a função de informar, estabelecer a comunicação e trazer para o leitor diferentes abordagens sobre um determinado assunto, diferentes interpretações da realidade”, explica.

Após a abordagem teórica do tema, um profissional jornalista foi convidado para conversar com os alunos, expor o seu trabalho e os desafios da profissão, além de explicar a forma como são construídos os textos jornalísticos. Depois, os estudantes foram a campo buscar informações e desenvolvê-las em forma de texto para a TV. Alguns fizeram vídeos com as notícias, outros transformaram a sala de aula em um verdadeiro cenário de telejornal.

Segundo a professora, trabalhar com a produção de notícias oportunizou aliar a teoria estudada em sala de aula com a prática. “A atividade buscou também desenvolver a capacidade de o aluno ter um olhar crítico da realidade, através da leitura de diferentes textos, com diversos pontos de vista. Acredito que é um caminho que vai ao encontro das necessidades do estudante no que diz respeito às habilidades de leitura e de escrita”, finaliza Camila.

fonte/envio:assessoria de comunicação
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