O projeto da Rádio Comunitária surgiu da necessidade da comunidade ter um canal de comunicação neste sentido um grupo de lideranças da região do contestado realizaram muitos debates, estudos e visitas a regiões para conhecer a experiência de comunidades onde já tinham em funcionamento rádios livres pois na época não tinha legislação.
Esta modalidade Radiofônica era conhecida como Rádios livres. Em Tangará as primeiras reuniões aconteceram no segundo semestre do ano de 1996, onde foi decidido fundar uma Associação para coordenar todo este processo.
No dia 28 de fevereiro de 1997 foi fundada a Associação Cultural Comunitária Amigos de Tangará, que foi apresentada pelo senhor Roberto Bohnenberger, na proposta da criação de uma rádio Comunitária.
No dia 8 de maio, foi marcada uma nova Assembleia com a finalidade de debater o regimento interno da Radio Comunitária, e assim foi definido o nome Radio Comunitária tangaraense.
A Associação Cultural Comunitária Amigos de Tangará tem por objetivo a democratização da comunicação por meios próprios e alternativos, a valorização da Cultura, a defesa dos direitos humanos segundo os conceitos da ONU e a promoção do desenvolvimento social sustentável e do espírito comunitário.
O pedido ao Ministério de estado das Comunicações de solicitação de demonstração de interesse para o serviço de radiodifusão comunitária, foi protocolado no 7 de Janeiro de 1999.
Foram longos anos de reivindicação e articulações e no dia 20 de Março de 2009 portanto uma década depois foi conquistada pela comunidade tangaraense, foi conquistada a outorga para explorar o serviço de Radiodifusão comunitária pelo canal 200 na frequência de 104, 9 FM no município de Tangará.
__________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário