segunda-feira, 25 de maio de 2015

Em Tangará Sítio São Pedro... Você conhece?





Tangará: As zonas rurais de nosso município estão repletas de belas paisagens, construções que marcam os estilos de seus colonizadores e um povo, trabalhador, alegre e hospitaleiro. É na comunidade da Linha Bracatinga que está localizada a pousada e restaurante Sítio São Pedro, empreendimento turístico que você leitor vai conhecer um pouco mais nesta edição.

Localizado a 9 km do centro da cidade e mais precisamente 8 km de estrada de chão vindo por Tangará ou por Pinheiro Preto, o Sítio São Pedro foi inaugurado em 07 de dezembro de 2002 a partir de um estudo de viabilidade turística realizado pelo Sebrae.

Neste período Pedro Longo tinha como atividade principal na propriedade a suinocultura e a agricultura com lavouras de milho, feijão e produção de uvas. A oportunidade de transformar o casarão em uma pousada rural foi de extrema importância para agregar valor aos trabalhos da família e com o apoio e muito trabalho da esposa Eronilce e dos filhos Diego, Alison e Vanessa o empreendimento está inserido no roteiro turístico de nosso município. 

O casarão foi construído em 1961 pelo Senhor João Longo pai de Pedro, com arquitetura típica italiana, vigas de 10m de comprimento com madeira de pinheiro araucária e pilares de cerne tem no interior do restaurante bem identificadas cada espécie de árvore utilizada na época, fazendo parte da estrutura turística da pousada. O porão que abriga o restaurante é construído em pedra ardósia com estrutura para atender 80 pessoas com bar e espaço com detalhes e utensílios que marcam a história da família Longo.

A pousada com 8 quartos tem capacidade para 20 pessoas e oferece café da manhã, almoço e jantar. Ao lado do casarão está uma pousada menor que serviu de moradia do Sr. Pedro e família, construída na década de 80 após Pedro Longo casar-se com Eronilce, a casa de dois andares é toda em madeira rústica com 4 quartos e capacidade para 16 pessoas.

O sítio possui ampla área de lazer com açudes para pesca, trilhas em meio a mata e plantações, passeios de carroça regados a belas paisagens e uma Tirolesa de 88 metros. Na estrutura de lazer conta ainda com um quiosque com churrasqueira e banheiro, e um campo para futebol suíço.

Uma das atrações também são as plantações de Kiwi com floração na primavera e colheita em março, além da possibilidade de passear pelos parreirais de uva e colher a uva fresquinha.

Compondo um roteiro de turismo religioso o Sítio está a 500 metros da Capela Sagrado Coração de Jesus na comunidade da Bracatinga que tem como símbolo uma estátua do Sagrado Coração de Jesus feita em concreto com 3 metros de altura, obra do Escultor da própria comunidade Edilson Scolaro, também ao lado da Igreja está a gruta de Nossa Senhora da Salete e para os devotos de Nossa Senhora de Fátima no Sítio São Pedro foi construída uma gruta bem próxima ao casarão.

O Sítio São Pedro atende em todos os horários e trabalha com agendamento de grupos, realiza eventos empresariais e festivos como a festa junina e o baile de paiol que acontece anualmente.


Arquivo Jornal Vitória
______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário