quinta-feira, 28 de maio de 2015

“Dia do Desafio” é realizado com Sucesso em Tangará


A proposta é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos, qualquer tipo de atividade física


O Dia do Desafio foi sucesso em Tangará com um intenso cronograma de atividades. O evento foi organizado no município pela Secretaria de Educação Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, e mobilizou em torno de 2300 participantes, nesta quarta-feira (27/05). No período da manhã a programação iniciou as 08hs e foi realizada em frente à Prefeitura Municipal. No entanto, a chuva que caiu no meio da manhã não interrompeu as atividades que foram realizadas nas escolas, empresas e contou ainda com entidades. Na área rural a escola Maria Osório Zummer também participou do evento.

Realizado mundialmente, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O objetivo desse dia é estimular as pessoas, para adoção de uma rotina mais ativa para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar.

De acordo com as regras, a cidade que movimentar maior percentual de pessoas em relação ao número de habitantes é a vencedora. Neste ano Tangará irá enfrentar a cidade de Piedras Negras de Mora, Estado de San Josè, País, Costa Rica. A expectativa é superar o resultado de 2014 que obteve 34% da população participando das atividades.
Em Santa Catarina 204 cidades aderiram ao movimento sob o comando de unidades do Sesc. A programação iniciou as 08hs e encerrou às 17hs desta quarta-feira (27/05).



Sobre o Dia do Desafio


O Dia do Desafio foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura de uma pequena cidade chegava a 20 graus negativos. Quando já pairava a noite sobre as ruas, por volta das 15h, o prefeito sugeriu, então, que as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

Era um convite para exercitar o corpo e o início de um grande projeto. Em 1995, o Sesc São Paulo apresentou ao Brasil a proposta com o objetivo de incentivar as pessoas a abandonar a vida sedentária e adotar a prática da atividade física diária, realizado por meio de um desafio entre as cidades de diferentes países. Na ocasião, participaram 35 cidades, mobilizando 1.968.150 pessoas.

Em 2015, mais uma vez o Dia do Desafio se insere na Campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas, estabelecendo uma meta até 2016, período em que o Brasil sedia os maiores eventos esportivos do mundo: os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O maior prêmio para a cidade vencedora é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio demonstra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável, pois por meio desse movimento, indivíduos, grupos, instituições privadas e públicas estabelecem objetivos comuns, que servirão para enriquecer e desenvolver os valores da cidadania em crianças, jovens, adultos e idosos.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura
____________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário