quarta-feira, 20 de maio de 2015

Representantes da Central Cresol Sicoper participam de agendas no Peru


Experiência é apresentada na Cúpula Mundial das Finanças e da Solidariedade Social



No período compreendido entre 11 e 15 de maio, o Diretor Comercial e o Assessor da Central Cresol Sicoper, Claudio Risson e Cledir Magri, estiveram em Lima, capital do Peru, onde participaram de várias atividades estratégicas para o fortalecimento do cooperativismo e para a inserção da Central Cresol Sicoper em eventos internacionais.


Intercooperação
As agendas iniciaram no dia 12, com uma reunião com Jean Bergevin e Claude Dorion, do Développement Solidaire International (DSI) e da Cecosol, ambos sediados no Quebéc - Canadá, que tratou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Central Cresol Sicoper e pelo DSI, aprovação de novos projetos e intercooperação entre as instituições. Desta agenda, encaminhou-se que a Sicoper definirá ações com a participação do DSI para dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2010.


Assembleia Inaise
Já no dia 13, Risson e Magri participaram da Assembleia da Associação Internacional de Investidores na Economia Social - Inaise, a qual possui 26 anos de história e conta com 50 organizações associadas de diferentes continentes. Atualmente, o foco da Inaise está voltado para o cooperativismo, agricultura familiar, finanças solidárias e energias renováveis. Durante a Assembleia, novas lideranças foram eleitas para presidir a associação, a exemplo do Presidente, Milder Villegas, peruano que reside no Canadá e representa o fundo de desenvolvimento Filaction.


Cúpula Mundial
Dando sequência aos trabalhos em solo peruano, a Central Cresol Sicoper participou da Cúpula Mundial das Finanças e da Solidariedade Social, realizada nos dias 13 e 14, contemplando vários painéis com representantes de diversos países, em especial do Brasil. O painel que tratou sobre o cooperativismo como forma de inclusão e desenvolvimento social, econômico e financeiro, contou com expositores do Canadá, Peru, Alemanha, Guiné e com o representante da Sicoper, Cledir Magri. O evento foi encerrado com a realização de trabalhos em grupos relacionados ao cooperativismo solidário, agricultura familiar e mudanças climáticas, com o intuito de elaborar grandes ações para o próximo período.


Troca de experiências
Finalizando as agendas no Peru, no dia 15, houve reunião com a Central Fortalecer, constituída em 1997 e que reúne 42 organizações que atuam com finanças solidárias no Peru. A partir deste encontro, a expectativa é que possa ser elaborada uma agenda conjunta, que possibilite intercâmbios de experiências e ações.


Avanços
"Avaliamos de forma extremamente positiva as agendas que participamos em Lima, no Peru, pois foi um momento importante de intercâmbios de experiências no campo da economia solidária, cooperativismo, agricultura e mudanças climáticas a partir das realidades dos diferentes continentes. Tivemos a oportunidade de apresentar a realidade do cooperativismo de crédito brasileiro, enfatizando a experiência da Central Cresol Sicoper a partir da sua atuação especialmente com a agricultura familiar. Destacamos ainda que avançamos na cooperação com o DSI e a Cecosol, com propostas de novas ações a serem executadas no próximo período. Além disso, entendemos que a importância da Inaise como uma organização que articula entidades dos diferentes continentes nos permite identificar como podemos contribuir e aprender com outras organizações”, destaca Magri.


Novas parcerias
“Foi um espaço muito rico para troca de experiências e conhecimento. Através das representações de diversos países, foi possível perceber os estágios das políticas públicas aplicadas nesses setores, sendo que o Brasil apresenta um crescimento significativo nos últimos anos. Além disso, os encontros nos permitiram perceber a forte articulação da Inaise em uma rede internacional de microfinanças, o que possibilita efetivar contatos para referências e interação para dar continuidade as ações. Visualizo para a Central Cresol Sicoper novos intercâmbios para ampliação da rede de contatos e conhecimentos, com parceiros que possuem ideologias próximas às nossas, visando ampliar as microfinanças para a agricultura familiar”, aponta Risson.


Assessoria de comunicação
Imagem: Cledir Magri
__________________________






Nenhum comentário:

Postar um comentário