terça-feira, 28 de julho de 2015

28 A 30 DE JULHO: Fraiburgo recebe a 14ª edição do Enfrute


Evento nacional será marcado pelo lançamento de novas variedades de maça



Um dos eventos mais importantes da fruticultura brasileira será realizado em Fraiburgo, no Parque da Maçã, entre 28 e 30 de julho. O 14º Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute) deve atrair para o Planalto Norte Catarinense cerca de mil participantes vindos de diversas regiões brasileiras e do exterior. O evento é promovido pela Epagri em parceria com a Uniarp (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe) e a Prefeitura Municipal de Fraiburgo.



O Enfrute é um fórum de apresentação e discussão de novas tecnologias para as cadeias produtivas de maçã, pera, uva, caqui, kiwi, ameixa, pêssego e nectarina. ?Por reunir especialistas de renome na área, o evento busca trazer as últimas informações das inovações tecnológicas desenvolvidas ou em desenvolvimento no Brasil e no mundo?, destaca o gerente da Estação Experimental de Caçador, Renato Vieira.

Ao longo das 13 edições do evento, foram apresentadas mais de 70 palestras internacionais e 300 nacionais, totalizando mais de 12 mil participantes. ?O sucesso do Enfrute é alicerçado nos atores fundamentais do processo tecnológico e produtivo da fruticultura: produtores rurais, técnicos, pesquisadores, extensionistas, professores, estudantes e empresas da fruticultura?, ressalta Vieira.

O Encontro terá 25 palestras técnicas, das quais 12 serão proferidas por palestrantes internacionais e 13 por pesquisadores brasileiros renomados em diversas áreas da fruticultura. Também serão expostos 208 trabalhos de pesquisa de autoria de pesquisadores de várias instituições e de acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, durante os três dias do evento, 55 empresas vão expor novidades em produtos e tecnologias para o setor.

Fruticultura em Santa Catarina

Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os maiores produtores brasileiros de frutas de clima temperado, representando mais de 95% do total. Santa Catarina responde por 60% da produção e o Rio Grande do Sul por 35%. A liderança do Sul do Brasil se explica porque as plantas de clima temperado cultivadas no País exigem um determinado número de horas com temperatura igual ou inferior a 7,2°C para que haja brotação e floração uniformes.

Nos três estados do Sul, a fruticultura de clima temperado gera mais de 52 mil empregos diretos e 85 mil indiretos. O principal destaque é o cultivo da maçã, que sustenta quase 140 mil empregos ao longo de toda a cadeia produtiva no Brasil. ?A cultura da maçã é o grande suporte econômico de uma série de cidades nos estados sulinos?, aponta Renato Vieira. Santa Catarina conta com 2.177 unidades produtoras, de acordo com a Associação dos Produtores de Maçã e Pera do Estado (AMAP). Elas estão divididas entre pequenos e médios fruticultores, produtores cooperados e empresas.
fonte: Assessoria de Imprensa da Epagri 
___________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário