segunda-feira, 27 de julho de 2015

SÃO MIGUEL DO OESTE > DESCANSO PJMP e PJR celebram aniversário em Acampamento das Juventudes Campo e Cidade





Organizado pelas juventudes da PJMP e PJR, o acampamento que une jovens do campo e cidade será realizado de 05 a 07 de setembro, em linha São Valentim, município de Descanso\SC. A atividade celebra 13 anos da Pastoral da Juventude do Meio Popular e 10 da Pastoral da Juventude Rural no Extremo-oeste Catarinense 



A juventude se organiza e resiste, sim. Os dias 05, 06 e 07 de setembro deste ano serão destinados a comemorar os sonhos e as lutas de jovens que se articulam para defender a vida dos povos. A Pastoral da Juventude Rural (PJR), celebra 10 anos de luta no Extremo-oeste de Santa Catarina, juntamente com a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), que já está há 13 anos articulando a juventude na região. E os momentos de luta construídos durante todos esses anos pelas duas organizações serão celebrados em um acampamento, sonho do coletivo que vem se tornando realidade. 

A programação do evento já está pronta e segundo Wesley Padilha, membro da coordenação do coletivo, a mesma se baseia na caminhada da luta da classe trabalhadora que as pastorais assumiram. “É importante que a juventude venha participar e se organize, pois o processo midiático atual criminaliza a pobreza, a juventude e os povos, mas principalmente a juventude, e neste contexto de conflitos, os jovens perdem referências e dão lugar à alienação e a incoerência”, destaca. 

Durante os três dias de atividades haverá formação, espaço para debates, compreensão da realidade com um ato político de abertura, assessorias, conversas, celebração e oficinas. A coordenação do acampamento também preparou espaços de confraternização para as juventudes, por meio de noites culturais com apresentações artísticas da juventude e do companheiro de luta das pastorais, Pedro Munhoz, além de místicas. A programação ainda traz um momento mais específico de luta, em que a juventude levará para a rua suas pautas, seus anseios e reivindicações enquanto filhos\as de trabalhadores\as, que será a participação de toda juventude do acampamento na marcha do Grito dos Excluídos\as em São Miguel do Oeste, no dia 07 de setembro, marcando o encerramento desta atividade.

Articulação

A equipe de organização do acampamento têm trabalhado na articulação e divulgação da atividade junto aos grupos de base da PJMP e PJR. O espaço para a realização do acampamento já foi garantido em conversa com o conselho da comunidade de linha São Valentim, no município de Descanso\SC, onde será realizado o acampamento. Além de uma equipe para a mística, o acampamento terá equipes formadas por jovens que cuidarão da limpeza, da saúde, da segurança, da cozinha, da comunicação, da animação e da infraestrutura do evento, todas coordenadas por pessoas com experiência nessas tarefas. 

Conforme Padilha, todos os jovens devem se sentir convidados a participar do 1º Acampamento das Juventudes do Campo e da Cidade, tanto aqueles que conhecem a PJR e a PJMP, como aqueles que ainda não conhecem. 

Segundo a companheira Cláudia Baumgardt, que também atua na organização do acampamento junto ao coletivo, é importante que todos os jovens busquem as coordenações ou jovens da organização da PJMP ou PJR para tratar de esclarecimentos. Conforme Cláudia, é importante que a juventude participe. Ela destaca que para aqueles que não conhecem as pastorais, a atividade será um momento de construção e de aproximação com a história de lutas e resistência das organizações. “Gostaríamos que todos esses jovens se sintam convidados a participar. Precisamos cada vez mais denunciar as injustiças sociais, mas precisamos antes, compreender todo esse contexto para então denunciar a jogada deste sistema. Que a juventude possa contribuir na luta que une o campo e a cidade”, finaliza. 



Fotos: Claudia Weinman
Texto: Júlia Saggioratto
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário