terça-feira, 21 de julho de 2015

SC - DEFESA CIVIL: Novo relatório apresenta números atualizados



Foto: Divulgação SDC/SC.
Na tarde desta segunda-feira, 20, novos números ainda ampliam o relatório dos eventos climáticos registrados desde sexta-feira, 10. De acordo com a Diretoria de Resposta aos Desastres coordenada por Caroline Margarida, o volume de cidades afetadas subiu para 59 municípios.

Desses, 26 informaram Decreto de Situação de Emergência, 23 já enviaram documentação. Três haviam informado Decreto de Estado de Calamidade Pública, mas um deve retroceder para Situação de Emergência. Nessa terça-feira, 21 será publicado no Diário Oficial do Estado – DOE/SC, a homologação dos Decretos de Saudades e Coronel Freitas (Calamidade Pública).

O evento climático que envolve vendavais, granizo, chuvas torrenciais, enxurradas e alagamentos entre os dias 10 e 17 de julho deixou 02 mortos, 08 feridos. No total, 19. 590 pessoas foram afetadas, 1.440 desalojados (temporários), 94 desabrigados (permanente).

Os prejuízos foram econômicos e estruturais. Segundo o levantamento preliminar o volume de residências danificadas/destruídas chegam a 1.263. No total até o momento, são 85 empresas danificadas/destruídas. Enquanto isso, o número de instalações públicas danificadas/destruídas ( incluindo escolas e unidades de saúde) chegam a 43. Também foram contabilizadas 628 infraestrutura pública danificadas/destruídas (incluindo pontes).

Os prejuízos econômicos privados gerados pelo evento climático somam R$ 12.994.626,89. Já as perdas econômicas no setor público somam os R$ 25.921.68,00. Todos os valores apresentados estão em avaliação pela equipe técnica formada pelos coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina. Por esse motivo, o Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil salienta que poderão surgir números diferenciados nos próximos dias. “O primeiro número é uma estimativa de danos. Os dados são gerenciados pelo município ainda durante o episódio. Depois que passa a crise, é que os dados vão sendo afunilados.” Garantiu.
Defesa Civil
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário