quinta-feira, 16 de julho de 2015

Coluna sociedade e Politica nº 005




Santa Catarina

De acordo com o TCE (Tribunal de Contas do Estado), o governo de Santa Catariana está gastando 49,15% da receita corrente líquida com os salários dos servidores, portanto 0,15 pontos acima do que determina a lie de responsabilidade fiscal. Talvez, por isso, o governador tenha optado por apresentar a sociedade e ao parlamento catarinense o projeto que rebatiza as secretarias de desenvolvimento regionais para agências regionais e corta 217 cargos, o que considero pouco ainda, pela pouca eficiência da maioria das 36 secretarias regionais. É hora de economizar e o governador tem um documento do TCE para comprovar isso.



Chapecó

A prefeitura municipal de Chapecó vem promovendo uma série de ajustes financeiros, o que levará o município a reduzir em até 60% os cargos comissionados. O número de apadrinhados políticos que serão exonerados não foi definido, mas o corte deve representar uma economia de R$ 1 milhão por mês nos cofres da cidade. Atualmente, são 420 comissionados no município de Chapecó.



Itajaí

O prefeito de Itajaí, confirmou nos últimos dias que promoverá a redução do próprio salário, essa será a primeira medida de uma reforma para readequar os custos do município. Outra medida tomada pelo prefeito serão cortes significativos no número de cargos comissionados, que hoje está perto de 500. O principal motivo para as medidas é a queda na arrecadação: Itajaí perdeu 5% de receita nos seis primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período no ano passado.



Fraiburgo I

Segundo informações extras oficiais Fraiburgo atualmente tem mais de 120 cargos comissionados e 12 agentes políticos (Prefeito, Assessor de Gabinete do Prefeito, Procuradoria Geral do Município, Vice-prefeito, Secretaria de Administração e Planejamento, Secretaria de Finanças, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Ação Social e Presidência da Sanefrai).



Fraiburgo II

Estudos demonstram que o segundo grupo, ou seja, apenas os 12 agentes políticos que formam o chamado ‘primeiro escalão’ da prefeitura de Fraiburgo, retiram em salários mensalmente dos cofres de Fraiburgo o total de R$ 95.094,45 (noventa e cinco mil e noventa e quatro reais com quarenta e cinco centavos). Será que não é hora do prefeito de Fraiburgo, seguir o exemplo do governador e dos prefeitos de Chapecó e Itajaí? E promover uma redução de salários e cargos comissionados! Fazer assim o dever de casa, ao invés de ficar apenas reclamando que o país passa por uma crise, pois ao enxugar despesas, sobrarão recursos para investir na qualidade de vida da população fraiburguense.



Sugestões e criticas

As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br
_____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário