terça-feira, 28 de julho de 2015

REGIÃO/Esportes: Delegação de Joaçaba foi a grande campeã dos Joguinhos Abertos.



Joguinhos Abertos de SC consagram judô de Joaçaba como referência nacional



Uma pequena cidade do Meio-Oeste de Santa Catarina consolida-se cada vez mais como referência nacional em uma modalidade que sempre rende bons resultados ao Brasil em competições internacionais. Joaçaba, de 30 mil habitantes e distante 390 quilômetros da capital Florianópolis, serve de exemplo para o esporte e é um modelo a ser seguido.

Na tarde desta segunda-feira (27) a delegação joaçabense se consagrou como a grande campeã do judô na 28ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Itajaí. Todos os 17 atletas da equipe conquistaram medalhas, pontuaram e ajudaram a cidade a levar os dois principais prêmios da competição.

Os troféus de campeão geral no masculino e no feminino são a coração de um trabalho iniciado há meio século e que faz do judô uma tradição em Joaçaba. E o sucesso nos Joguinhos é resultado de uma série de esforços e investimentos.

A começar pelo técnico da equipe, o paulista Ysao Yamaguti, de 52 anos e que há 26 vive em Joaçaba. Praticante da modalidade desde a adolescência, Ysao é professor de Educação Física com especialização em judô, associando teoria e prática na busca pelos melhores desempenhos e resultados.

“O judô é uma tradição de várias gerações em Joaçaba e as conquistas são moldadas a várias mãos. Temos uma associação que dissemina o esporte em todas as escolas da região. E é dessa massificação que extraímos os melhores atletas”, diz Ysao.


Inspirados em Márcia Aparecida Bernardi Yamaguti, primeira catarinense a ser campeã brasileira de judô, em 1983, em Brasília, os atletas de Joaçaba têm alto rendimento e se destacam em competições nacionais e internacionais. “A nossa cidade é um polo revelador de grandes atletas no país”, conclui Ysao.

Lutadores como João Vitor Proner, de 17 anos e que pratica judô desde a infância. Faixa roxa, ele treina forte praticamente todos os dias ao lado dos companheiros de equipe para garantir as conquistas que, literalmente, só vêm com muita luta. “Ainda é um sonho, mas quero disputar grandes eventos mundiais como o Pan e a Olimpíada. É um trabalho passo a passo que exige muito esforço e dedicação. Mas é conquistando competições estaduais como a Olesc e os Joguinhos Abertos que eu conseguirei chegar lá”.

A 28ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina ocorre até o próximo sábado, dia 1º de agosto, e é uma realização do governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Prefeitura de Itajaí.

Texto e fotos: Pablo Gomes / Fesporte
______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário