quarta-feira, 15 de julho de 2015

ESTADO: Governo divulga ações de assistência às famílias atingidas pelas chuvas


Entrevista coletiva foi concedida na tarde desta terça
 (Fotos: Julio Cavalheiro/Secom)
Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, dia 14, em Florianópolis, o governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, e o adjunto, Rodrigo Moratelli, divulgaram as ações do governo do estado e os trabalhos realizados em relação às chuvas que atingiram até o momento 45 municípios catarinenses.

“Desde a última quarta-feira, dia 8, já se sinalizavam as fortes chuvas em algumas regiões do estado. Vamos continuar com os alertas à população porque, segundo informações meteorológicas, as chuvas vão permanecer até quinta-feira desta semana, embora com menor intensidade”, declarou o governador.

O trabalho da Defesa Civil é realizado em etapas, começando pelo monitoramento de eventos climáticos e emissão de avisos à população por meio das coordenadorias regionais e municipais e mídia. Caso os municípios sejam atingidos, as ações são no atendimento às vítimas com a destinação de itens de assistência humanitária (colchões, kits acomodação, higiene e limpeza, água e cestas básicas) e abrigos, ou em casas de parentes ou em locais públicos.

Levantamentos

Durante esse momento também é feito o levantamento dos danos para que os municípios que alcancem os índices de danos estipulados pela Lei Federal 12.608 possam decretar situação de emergência. A outra etapa é na reabilitação e na reconstrução, na limpeza e no reparo dos danos causados pelas chuvas.

“Nesse momento estamos deslocando máquinas para desobstruir as estradas mais afetadas, ajudando na limpeza de ruas e no atendimento às famílias atingidas. A nossa preocupação é a possibilidade de inundação em algumas cidades por causa no nível do Rio Uruguai que está subindo. Por volta de 15 horas atrás registrava 5,4 metros acima do nível normal e o limite é de 7,5 metros”, disse Milton Hobus.

A Defesa Civil registrou até o momento 2.047 pessoas afetadas, 40 desabrigados, oito feridos, 579 unidades habitacionais danificadas ou destruídas, duas empresas danificadas ou destruídas, 20 instalações públicas danificadas ou destruídas - incluindo escolas, três infraestruturas públicas danificadas ou destruídas e duas mortes. Até o momento, dez municípios informaram situação de emergência: Maravilha, Chapecó, Xaxim, Saudades, Coronel Freitas, Xavantina, Seara, Cordilheira Alta, Abdon Batista e Modelo.

Luz e água

Momentos antes da coletiva, o grupo de ações coordenadas (Grac), que envolve as Polícias Militar e Civil, Celesc, Casan e Secretarias de Estado, explicou como estão agindo no atendimento aos atingidos pelas chuvas das últimas 24 horas.

A Celesc informa que a rede de alta tensão está funcionando normalmente, mas a distribuição de energia para o consumidor final está prejudicada. Segundo o órgão, o desligamento é necessário para evitar choque elétrico por causa das enchentes. 

O abastecimento de água realizado pela Casan está comprometido devido ao excesso de terra e galhos de árvores trazidos pelos rios que abastecem as cidades, o que prejudica as captações de água em 13 municípios. A Companhia informa que equipes trabalham nos locais afetados para restabelecer o serviço.

oestemais.com
_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário