Transparência I
A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. A EBT foi desenvolvida para fornecer os subsídios necessários à Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41(I) da Lei nº 12.527/2011, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.109/2013. A EBT é um indicador que tem o objetivo de avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Transparência II
Segundo a EBT o município catarinense de Apiúna foi considerado pela CGU o mais transparente no quesito prestação de contas à sua população. Apiúna recebeu nota 10, o município tem 10 mil habitantes e cumpriu com todas as exigências da CGU na prestação de contas e transparência à população. O primeiro lugar e a nota 10 são divididos com o município de São Paulo (a capital paulista). Outras duas cidades catarinenses estão entre as cinco mais transparentes: Frei Rogério em quarto lugar, e Correia Pinto em quinto, ambas com 9,44 de nota. Para surpresa desse colunista, Fraiburgo não figura entre os 492 municípios melhor avaliados quando o assunto é transparência e prestação de contas a seus munícipes. Os dados podem ser verificados no link; http://www.cgu.gov.br/assuntos/transparencia-publica/escala-brasil-transparente
Biblioteca Municipal I
A Biblioteca Municipal de Fraiburgo além do acervo de livros, cartilhas e jornais recebe duas exposições nos meses de julho e agosto. A primeira é de 860 desenhos dos estudantes da rede municipal de ensino que participaram do concurso de Transcatarina. As obras estão expostas nas vitrines e nas áreas internas da biblioteca até 31 de julho. A segunda exposição é de livros que datam do início do século XX, vitrolas, discos, câmeras e projetores de cinema, ou seja, peças voltadas à comunicação e às artes, esse itens fazem parte do acervo da Casa da Cultura Lydia Frey, e poderão ser visitados na biblioteca até o final de agosto.
Biblioteca Municipal II
As exposições são fruto do trabalho de sua nova coordenadora Letícia Fontanella, que desde que assumiu o posto vem promovendo mudanças significativas na Biblioteca Municipal de Fraiburgo. Os livros do acervo podem ser consultados na biblioteca ou emprestados por 15 dias, com renovação. Para emprestar as obras, basta levar RG, CPF e um comprovante de residência à biblioteca para fazer o cadastro de usuário. Além de emprestar livros, é possível fazer consultas na internet. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h00min às 12h00min e das 13h30min às 17h30mim. Outras informações pelo fone (0**49) 3908 – 2027 ou pelo e-mail biblioteca@fraiburgo.sc.gov.br.
As criticas e sugestões de temas a serem comentados devem ser enviadas para o e-mail: jilsoncarlos@yahoo.com.br
________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário