quarta-feira, 22 de julho de 2015

Divulgados prováveis valores de pedágios em trechos das BRs 282 e 153



Praças de cobrança deverão ser instaladas em Vargem Bonita, Concórdia e Xanxerê, além de outros três municípios do PR

Vargem Bonita, Concórdia e Xanxerê deverão ter praças de pedágio



O governo do estado de Santa Catarina divulgou há dois meses que o trecho de 460,4 quilômetros das rodovias BR-282 e BR-153, de Chapecó à divisa com o Paraná, será leiloado à iniciativa privada ainda neste ano. A informação dividiu opiniões entre a garantia de que as estradas federais receberiam investimentos em melhorias, mas por outro lado passariam a ter praças de pedágio.

Uma Audiência Pública será realizada nesta quinta-feira, dia 23, das 9 às 13 horas, no Lang Palace Hotel, para que a população possa se esclarecer e contribuir para o processo de concessão previsto dentro do Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal. Até o dia 30 de julho também é possível contribuir por meio de um formulário no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Ainda podem ocorrer alterações, mas as informações técnicas iniciais da ANTT apontam para que sejam instaladas seis praças de pedágio – três em Santa Catarina (Vargem Bonita, Concórdia e Xanxerê) e três no Paraná (General Carneiro, Paulo Frontin e Lapa). O cálculo para o pedágio previsto foi feito com base no retorno real sobre o fluxo de caixa a 9,2% ao ano e definiu uma tarifa de R$ 0,13415 por quilômetro. As tarifas deverão variar de R$ 5,60 a R$ 14,50 em cada praça.

Uma das situações levantadas na região é que a BR-153 será leiloada e duplicada até a divisa com o Rio Grande do Sul, enquanto que a BR-480 não está contemplada no trecho depois da cidade de Chapecó até a ponte do Rio Uruguai.

O trecho rodoviário a ser concedido para iniciativa privada começa na BR-476, no Paraná, entre Lapa e União da Vitória, e segue pela BR-153, de União da Vitória até a divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Também está incluso o trecho da BR-282, desde o entroncamento com a BR-153 até o trevo de Chapecó e ainda o trecho da BR-480, entre a BR-282 e a cidade de Chapecó.

Concessão

A concessão consiste na exploração por 30 anos da infraestrutura e da prestação do serviço de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade no trecho rodoviário de 460,4 quilômetros que será concedido para administração da iniciativa privada.

O trecho deverá ser totalmente duplicado a partir da data de expedição da licença de instalação, com conclusão em até dois anos. A cobrança da tarifa de pedágio somente poderá ter início após a conclusão dos trabalhos iniciais no sistema rodoviário e a execução de 10% das obras de duplicação.

Principais melhorias previstas

Implantação de 120 interseções até o quinto ano e mais cinco até o final da concessão; Implantação de 58 passarelas até o quinto ano e outras três até o final da concessão; Implantação de 54,3 quilômetros de vias marginais em travessias urbanas até o sexto ano e outros dois quilômetros até o final da concessão; Implantação de contorno de 10,9 quilômetros em São Mateus do Sul (PR).


Fonte: Rede Com SC
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