terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Exposição “A Casa de Chão Batido – sobre a história dos caboclos da região Oeste” abre no dia 26 em Videira



O Museu do Vinho Mário de Pellegrin de Videira recebe a partir do próximo dia 26 sua primeira exposição temporária de 2013. A exposição denominada “Casa de chão batido – Representação da história dos caboclos do Oeste de Santa Catarina”, foi produzida pelo Museu Municipal de Pinhalzinho com o apoio do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) e vai ficar em exposição no porão do Museu do Vinho de Videira até o dia 31 de março.
Retratar os costumes e a cultura da etnia cabocla do Oeste Catarinense é o objetivo da exposição, que foi inspirada no "Inventário da Cultura Imaterial Cabocla no Oeste de Santa Catarina", publicado pelo Ceom. São apresentados trechos de entrevistas, cantigas, causos, versos e palavras que fazem parte do cotidiano dos caboclos. O ponto central da mostra é a réplica de uma casa  de 2,50m x 2m, mobiliada de modo simples, com o tradicional chão batido e elementos como chapéu, fogo de chão, ervas medicinais e símbolos relacionados à religiosidade do povo caboclo, buscando retratar o espaço doméstico desse grupo étnico, tal como era até a década de 1960. Anexo à casa, está um pequeno galpão onde são encontradas as ferramentas usadas no trabalho com a terra e a madeira.
A visitação será aberta a escolas e à comunidade a partir de 26 de fevereiro. Para escolas, as aulas temáticas e as oficinas educativas sobre cultura cabocla podem ser agendadas pelo telefone (49)3566-1534.
Serviço:
O que: exposição temporária “Casa de chão batido – Representação da história dos caboclos do Oeste de Santa Catarina”
Quando: 26/02 a 31/03
Onde: Porão do Museu do Vinho
Quanto: Gratuito.
Horário de Visitação:
Terça a Sexta-feira: 8h30/12h – 13h17h30
Sábados e domingos: 13h/17h30 - (com permanência até as 18h)

envio:Silvia Palma/Fonte: Museu do Vinho Mário de Pellegrin
Foto: Ceom

Nenhum comentário:

Postar um comentário