imagem ilustrativa
|
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que em janeiro de 2013 foram abertos 18,9 mil empregos no Estado. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o saldo deste ano foi 13% maior. Santa Catarina ocupou o primeiro lugar no ranking nacional de geração de postos formais de trabalho no mês passado.
Os números foram analisados pelos setor de Informação e Análise do Mercado de Trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e divulgados na última sexta-feira, 23. Pela avaliação dos dados, houve um bom desempenho do setor industrial, que abriu 40% mais vagas em janeiro deste ano em relação ao mesmo período de 2012. Em números absolutos, os segmentos que mais contribuíram para a geração de empregos em janeiro foram: indústria de transformação (+7.922), serviços (+4.941), agropecuária (+4.668) e construção civil (+2.490).
Dentre os 36 maiores municípios de Santa Catarina, o saldo líquido de empregos formais no primeiro mês de 2013 foi liderado pelos municípios de Fraiburgo (+2.402), seguida por Joinville (+1.461) e Blumenau (+1.321) – exatamente as mesmas posições ocupadas em janeiro do ano anterior.
O bom resultado de Fraiburgo deve-se à atividade agrícola, que sozinha respondeu por 2.264 postos de trabalho. Entretanto, esses empregos se caracterizam pela sazonalidade. Em Joinville, o setor que mais contribuiu no mês foi o de serviços, que criou 851 novos empregos, e em Blumenau foi o setor da Indústria de transformação, com a geração de 615 postos de trabalho.
fonte:Estado de SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário