segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Secretaria de Saúde de Videira intensifica trabalhos preventivos contra o mosquito da Dengue

Foto: Agentes monitoram mais de 100 armadilhas espalhadas pelo município

A Secretaria de Saúde de Videira está intensificando os trabalhos preventivos contra a dengue no município. A medida foi adotada depois que o Setor de Vigilância Epidemiológica por meio dos agentes do Programa de Prevenção e Combate a Dengue encontraram um foco do mosquito aedes aegypti no Bairro Portal, no último dia 6. “O foco foi encontrado no pátio de um local comercial, onde normalmente as pessoas dão menos atenção para evitar o acúmulo de água nas superfícies. Por conta disso, queremos pedir a colaboração de toda a população, incluindo empresários, para que observem com cuidado os lugares onde podem acumular água e nos ajudem a prevenir a proliferação do mosquito”, aponta o secretário de Saúde – Lauri Pigozzo destacando que até o momento nenhum caso da doença foi registrado em Videira.

Missleine Nascimento - coordenadora do programa explica que este é o quarto foco do mosquito da dengue encontrado em Videira. Os outros três casos foram registrados ainda em 2010 nos bairros Rio das Pedras e Campo Experimental. Todos foram encontrados em armadilhas instaladas em indústrias e comércios localizadas na entrada do município, junto às rodovias. “Videira possui 122 armadilhas que são visitadas semanalmente e outros 52 pontos estratégicos que são visitados a cada 15 dias. E durante nossas vistorias constatamos que 99% dos casos ocorrem devido ao total descuido da população, por isso nosso apelo para que todos fiquem atentos”, diz Missleine ressaltando que o descaso ou suspeita de focos do mosquito  podes ser denunciados através do Disque Denúncia (3566- 7900).

A coordenadora explica ainda, que muitas vezes os agentes encontram resistência da população para agir, o que pode prejudicar o trabalho preventivo. “Muitas vezes não somos recebidos ou somos mal atendidos em residências e empresas comerciais. Além disso falta colaboração e respeito com a seriedade do Programa, porque em algumas ocasiões as armadilhas são retiradas do local ou até mesmo são vítimas de vandalismo”.

Para tentar mudar essa realidade, nos próximos dias o Programa de Prevenção e Combate a Dengue vai iniciar um amplo trabalho de conscientização nas escolas do município. “Sabemos que crianças e adolescentes são potenciais multiplicadores de informação, por isso vamos trabalhar nas nossas escolas, afim, de que crianças e adultos sejam nossos parceiros na luta contra a dengue”, diz o secretário de Saúde – Lauri Pigozzo.



Silvia Palma
Assessora de Comunicação
Foto: Pedro Schaitel

Nenhum comentário:

Postar um comentário