sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Funcionária da Prefeitura de Xanxerê é agredida durante atendimento


Os arranhões ficaram marcados no braço direito de uma funcionária da Prefeitura de Xanxerê, após ser agredida por uma mulher na tarde desta quinta-feira, dia 21, na Central de Agendamento. Simone Muniz Pogorzelski trabalha no setor há quase um ano e pela primeira vez sofre esse tipo de agressão, tanto física quanto verbal, no local onde trabalha.

A funcionária relata que a mulher, de 26 anos, que não teve o nome informado pela Polícia Militar, foi até a Central de Agendamento para conseguir uma guia de desconto para consulta. Simone informou que o secretário municipal de Saúde, Cristiano Toffolo, havia solicitado para não autorizar mais a guia e que ela se dirigisse até a Secretaria de Saúde para esclarecimentos.

"Nós recebemos ordem do secretário de Saúde que não era mais para fornecer a guia de desconto para consulta. Nisso eu pedi para ela se dirigir até a Secretaria de Saúde para conversar com eles. Ela chegou lá, a Adriana (secretária) me ligou, ela tinha mais documentos junto com ela que não me mostrou e a Adriana me perguntou se ela tinha comentado sobre mais alguma coisa que ela tinha junto, e eu disse que não. Nisso a mulher voltou aqui, eu estava atendendo normal e ela entrou na sala, eu estava distraída e ela pegou no meu braço e queria me levar para fora, para me bater, para me agredir, me chamando de incompetente, me insultou. A assistente social pediu para ela se retirar, nós falamos que íamos chamar a polícia, ela disse que podia chamar e, então, chamamos a polícia. A enfermeira Luciana veio aqui, conseguiu acalmar ela e tirou da sala", explica Simone.

A Polícia Militar foi até a Central de Atendimento para realizar um Termo Circunstanciado. De acordo com a policial Diânata, a funcionária vai realizar ainda nesta tarde o exame de corpo delito e as duas precisarão comparecer até o Fórum, no mês de março, para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

"A mulher agrediu a funcionária com arranhões, tapas e verbalmente. Fizemos um Termo Circunstanciado, foi marcado uma audiência no Fórum para março, onde as duas vão precisar comparecer perante o juizado para tentar esclarecer a situação que houve. Após toda confecção do Boletim de Ocorrência a agressora se comprometeu através de assinatura de comparecer no Fórum e depois foi liberada", explica a policial militar.

Ordem do secretário em não liberar descontos para consulta

Cristiano Tofollo, secretário de Saúde, explicou que a ordem de não fornecer a guia de desconto para consultas ocorreu porque anteriormente era feito de forma ilegal. "Judicialmente isso é ilegal. Não se dá mais descontos, não podemos conveniar com ninguém (clínicas), mas sim a nossa obrigação é marcar as consultas", disse.

A diretora de saúde pública, Adriana Jussara Papini, explica que anteriormente, o paciente que necessitava de uma consulta, em clínicas particulares, seguia até o setor de agendamento, onde recebia uma guia de desconto. Porém, como esse tipo de situação é considerada irregular, o sistema foi alterado. Agora, o paciente que desejar uma consulta, e pedir ajuda no agendamento, será encaminhado a um profissional conveniado, através do SUS. "Tem consultas básicas, que são encaminhadas para as clinicas daqui e, tem ainda consultas de especialidades, que encaminhamos para fora, com profissionais conveniados com o SUS, com em Chapecó, Florianópolis e Joinville", finaliza.

fonte:TSX / Carol Debiasi/oestemais

Nenhum comentário:

Postar um comentário