quarta-feira, 20 de março de 2013

Taiwan quer intensificar comércio com Santa Catarina


Representantes do Escritório Econômico e Cultural de Taipei, capital de Taiwan, estiveram no Palácio Barriga Verde, na manhã de ontem, terça-feira (19), para estreitar o relacionamento econômico com o estado. O grupo foi recepcionado pelos deputados Joares Ponticelli (PP), presidente da Casa, e Jailson Lima (PT), 4º secretário da Mesa, que destacaram as potencialidades dos municípios catarinenses.
Jorge Guang Pu Shyu, membro da representação taiwanesa sediada em Brasília, lembrou que somente em 2012 o estado comprou o equivalente a R$ 300 milhões em produtos do seu país, em especial equipamentos hospitalares e medicamentos. O volume, disse, é bastante expressivo, representando aproximadamente 14% do total das trocas comerciais realizadas entre Taiwan e Brasil. “Santa Catarina compra muitos produtos taiwaneses. Podemos, entretanto, trabalhar juntos para aprimorar ainda mais nossas relações comerciais, especialmente na área de alta tecnologia. Pretendemos informar nossos investidores sobre o potencial do estado e estimular também o intercâmbio na área educacional”, disse.
À delegação asiática, Ponticelli destacou que Santa Catarina é, há 14 anos, o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação, fato que a credencia como grande exportadora de carnes. Para o parlamentar, o Legislativo estadual cumpre o seu papel de fomentar a aproximação entre as missões estrangeiras e o empresariado local. “Sabemos o quanto é importante a presença do Parlamento para essas delegações, que se sentem mais seguras para promover investimentos e trocas de conhecimento com os estados que visitam”.
Jailson Lima, por sua vez, afirmou que Santa Catarina, que já possui diversos acordos com províncias estrangeiras, tem muito a ganhar também com o estreitamento das ligações com o país asiático. “Com um território equivalente a 1/3 do catarinense e população de 23 milhões de pessoas, Taiwan possui renda per capita de 20 mil dólares e um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do mundo (IDH). Podemos aprender muito com esta experiência”, disse.
                                                                          Fonte Agência Alesc/Rádio Popular FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário