Foto: Lucas Gabriel Diniz/agencia AL |
A 247ª edição da Procissão do Senhor Jesus dos Passos, em Florianópolis, considerado um dos principais eventos católicos do estado, está prestes a conquistar o título de Patrimônio Cultural Brasileiro, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Técnicos do órgão federal vão acompanhar a procissão, programada para este fim de semana, com o objetivo de colher depoimentos dos participantes, que serão anexados ao processo de reconhecimento, iniciado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) em 2006.
A expectativa é que o processo seja finalizado ainda este ano. Segundo a historiadora Regina Helena Santiago, técnica da Superintendência do Iphan em Santa Catarina, já há um parecer preliminar indicando que o pedido de reconhecimento como Patrimônio Cultural Brasileiro é pertinente. A palavra final cabe ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que fica em Brasília.
“O título é concedido a eventos que tenham envolvimento da comunidade e uma continuidade histórica. É uma forma de reconhecer que se trata de um patrimônio, deixado para as gerações futuras”, explica Regina. “Uma vez reconhecido, o evento é divulgado e valorizado pelo Iphan, que a cada 10 anos reavalia todo o processo”.
Para o provedor do Imperial Hospital de Caridade, pertencente à Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, que organiza a procissão, o reconhecimento do Iphan, além de motivo de orgulho para todo o estado, fortalece as parcerias da irmandade com o poder público. “Não se trata apenas de um evento religioso. É um evento cultural importante para Florianópolis, que atrai pessoas de todo o país”, destaca José Carlos Pacheco.
O evento
A Procissão do Senhor Jesus dos Passos é realizada em Florianópolis desde 1764 e é a maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina. Ela já foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina e aguarda o reconhecimento do Iphan.
Em 2013, a programação teve início no último domingo (10), com a realização de missas diárias, às 19 horas, na Capela Menino Deus, localizada na Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. Nesta quinta-feira (14), houve um dos pontos altos do evento: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feitas por crianças e adolescentes.
As missas prosseguem na sexta-feira (15). No sábado (16), ocorre a procissão da Transladação das Imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, feita por populares, até a Catedral Metropolitana de Florianópolis. Na tarde de domingo, o evento é finalizado, com a procissão, quando as imagens retornam à Irmandade. A expectativa dos organizadores é que mais de 35 mil pessoas acompanhem a romaria.
Programação da Procissão do Senhor Jesus dos Passos
Dia 16 (Sábado)
- 6h30 - Missa e Procissão do Carregador. Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos).
- 18h - Missa em honra ao Senhor Jesus dos Passos
- 20h – Transladação da Imagem do Senhor Jesus e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana
Dia 17 (Domingo)
- 6h30 - Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
- 16h – Procissão dos Encontros das imagens do Senhor Jesus dos Passos com Nossa Senhora das Dores e sermão do Encontro. Pregador: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger Arcebispo de Salvador – Primaz do Brasil
fonte: Marcelo Espinoza
AGÊNCIA AL
Nenhum comentário:
Postar um comentário