quarta-feira, 27 de março de 2013

Prefeitura inicia a entrega de carnês do IPTU na próxima semana


Contribuinte terá desconto de 10% para pagamento à vista
 
imagem ilustrativa:google/oestemais.com
 A Prefeitura de Videira  inicia no dia 1º de abril a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013 para donos de terrenos, casas, apartamentos e salas comerciais. No total, são 14.500 imóveis lançados no sistema da Secretaria Municipal de Finanças.  A entrega dos carnês será feita via Correios, mas a exemplo de anos anteriores o contribuinte que não receber em casa deverá procurar o setor de Tributação da Prefeitura das 8h as 11h45 e das 13h30 as 17h45. A impressão do carnê também poderá ser feita pela internet através do site www.videira.sc.gov.br , no link Portal Tributário, onde o interessado deverá se cadastrar.

O secretário de Finanças – Alexandre Ganasini explica que o vencimento do IPTU, em 2013, para pagamento em parcela única será no dia 15 de maio. É importante a liquidação do imposto até o vencimento para garantir o desconto de 10% para pagamento à vista. “O que representa uma valiosa economia para o contribuinte”, enfatiza o secretário.

Caso o contribuinte decida pelo pagamento parcelado, o desconto de 10%  não será concedido e o valor  poderá ser parcelado em até quatro vezes de acordo com o seguinte calendário:

1ª parcela: 15 de maio
2ª parcela: 15 de julho
3ª parcela: 16 de setembro
4ª parcela: 18 de novembro

O secretário explica ainda, que neste ano o valor do IPTU sofreu um reajuste de 5,009%. O cálculo foi feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2012, que teve a menor inflação do ano, dentre os índices que servem como base para o cálculo, mais 15% na planta genérica de valores.

Aposentados e pensionistas têm direito à isenção total do IPTU, desde que possuam um único imóvel residencial, estiverem em dia com os débitos municipais  e possuírem renda familiar até dois salários mínimos. Para obtenção da isenção, o requerimento deve ser feito junto ao setor de Tributação. A arrecadação com o tributo será investida nos setores da educação, saúde, infraestrutura e coleta de lixo entre outros.


fonte:Silvia Palma
Assessora de Comunicação Prefeitura de Videira

Nenhum comentário:

Postar um comentário