quinta-feira, 21 de março de 2013

Videira: Dia Mundial de Combate à Tuberculose acontece no próximo domingo (24)




O próximo dia 24 de março será marcado pelo dia Mundial de Combate à Tuberculose, por isso o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Videira está intensificando a divulgação de informações sobre a doença, para marcar a data. De acordo com Neusa Delazzeri - responsável pelo setor, em 2012, Videira registrou seis casos de tuberculose. “Neste ano ainda não diagnosticamos nenhum caso novo, mas continuamos acompanhando alguns casos de 2012 e agindo para informar a população e prevenir o aparecimento da doença”.

A profissional explica que a tuberculose é uma doença causada por um bacilo que afeta principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como osso, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro). A transmissão se dá através de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar o doente com tuberculose nos pulmões expelem as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Ambientes fechados e mal ventilados fornecem a transmissão da doença.

O principal sintoma da doença é a tosse freqüente por mais de três semanas, que pode estar acompanhada por um desses sintomas: falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suor noturno, cansaço fácil e febre geralmente a tarde. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, terminando apenas quando o médico confirmar a cura total do paciente.

O secretário de Saúde – Lauri Pigozzo destaca que a doença é curável através de tratamento fornecido gratuitamente nos Postos de Saúde. “É muito importante que os pacientes com tuberculose não interrompam seu tratamento, para evitar o surgimento de bacilos resistentes aos medicamentos e o adoecimento de novas pessoas. Para fazer exames é só comparecer a um posto de saúde mais próximo de casa e 15 dias após iniciar o tratamento a pessoa já não transmite mais a doença”, completa.


Silvia Palma

Nenhum comentário:

Postar um comentário