quinta-feira, 21 de março de 2013

Trabalhadores alcançaram ganho real em 95% das negociações salariais de 2012

Do total das negociações salariais ocorridas no último ano, 95% resultaram em ganhos reais aos trabalhadores. Isso aponta 2012 como o ano de melhor desempenho nos reajustes acima da inflação desde 1996. Os dados fazem parte de pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada nesta quarta-feira (20).
A análise foi feita com 704 unidades de negociação da indústria, do comércio e de serviços. O Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-Dieese) indicou que o aumento real médio nas negociações foi de 1,96%. Ou seja, esse é o valor acima da inflação do período, que foi de 6,2% - medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A indústria foi o setor pesquisado em que ocorreu o maior ganho, com aumentos reais em 97,5% dos casos. Nesse setor não houve reajuste abaixo da inflação.
Já no comércio, em aproximadamente 96% das negociações o resultado foi de ganho real; 1% obteve correção salarial em valor igual à inflação e 3% em valor abaixo.
No setor de serviços, em aproximadamente 90% das negociações os trabalhadores conquistaram aumentos reais; em 8% ocorreram reajustes iguais à inflação e cerca de 3% com valor menor.
fonte : Radioagência NP, Vivian Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário