quinta-feira, 21 de março de 2013

Cresol Central realiza seminário nesta quinta-feira


Dois setores que crescem e se fortalecem cada vez mais, duas forças que apostam na união e no trabalho conjunto, duas frentes que acreditam e proporcionam desenvolvimento. Assim são o cooperativismo e a agricultura familiar, dois setores que se complementam e melhoram a vida de milhões de brasileiros. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), existem cerca de quatro milhões de estabelecimentos de agricultores familiares em todo o Brasil, o que representa 84% das propriedades rurais e produção de 70% dos alimentos consumidos no país. O cooperativismo também alcança excelentes marcas, representando cerca de 6.500 cooperativas e mais de dez milhões de cooperados, em 13 ramos de atuação. Somente o cooperativismo de crédito reúne seis milhões de associados em 1.231 cooperativas.
    Estes dois setores muito tem avançado, mas ainda é necessário discutir melhorias e propor novos horizontes, como levar desenvolvimento a outras regiões, gerar renda, melhorar a qualidade de vida, incluir pessoas que estão afastadas do sistema financeiro nacional e também contribuir para a erradicação da pobreza. Por isso, é com estas responsabilidades sociais, que o Sistema Cresol Central realiza a 7ª edição do Seminário “O Cooperativismo promovendo o desenvolvimento da Agricultura Familiar”. Este evento tem por objetivo debater estes assuntos, relacionando-os ao marco legal do cooperativismo, política agrícola e programas habitacionais. Além disso, o seminário visa fortalecer a relação institucional da Cresol Central com os parceiros estratégicos e ao mesmo tempo oferecer momentos de formação para os dirigentes e funcionários.
    Neste ano, o evento terá como tema central “Agricultura Familiar: perspectivas e desafios” e reunirá lideranças de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, em sua maioria dirigentes e funcionários das Cooperativas Singulares e Bases Regionais de Serviços vinculadas ao Sistema Cresol Central. 
Entre os palestrantes estão o Secretário da Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini; o Analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Carlos Adriano Constantino; o Assessor do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) do Banco Central do Brasil, Lúcio César de Faria;o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal no oeste de Santa Catarina, Ricardo Bier Troglio. Além de representantes da Cooperhaf, Banco do Brasil, Embrapa Trigo de Passo Fundo – RS e associados que apresentarão suas experiências.
Serviço:
7º Seminário “O Cooperativismo promovendo o desenvolvimento da Agricultura Familiar”.
Data: 21 de março de 2013
Horário: 10:00 horas
Local: Auditório do SEST/SENAT, localizado na Avenida 
Leopoldo Sander, nº 3500 D, Engenho Braun, Chapecó (SC)
Informações complementares podem ser obtidas junto a Cresol Central, pelo fone (49) 3361-4800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário