quarta-feira, 20 de março de 2013

Iomerê : FESTA JULINA os SHOWS SERÃO DEFINIDOS EM BREVE



A Comissão Central Organizadora(CCO) da 28ª Festa Julina de Iomerê terá como presidente o secretário de Administração e Finanças, Douglas Zardo. A definição ocorreu na manhã de segunda-feira(19), durante reunião do secretariado com o prefeito Luciano Paganini. Dado o pontapé inicial para realização da festa, nos próximos dias a comissão deverá ter seu quadro concluído e, a partir daí, os shows e atrativos serão definidos.


                A expectativa é que a programação oficial seja divulgada num prazo de aproximadamente 20 dias. Já se sabe que a festa será realizada nos dias 19, 20 e 21 de julho. Da programação constarão os festejos do aniversário de 18 anos de emancipação político-administrativa da cidade, o Arrancadão de Jerico, a escolha da Rainha de Iomerê, Show de Fogos, Dança da Quadrilha com a Terceira Idade e o corte do bolo gigante de 18 metros.
                Segundo o presidente da CCO, o principal objetivo da realização da festa será valorizar a cultura do município, além de resgatar este importante evento, que não foi realizado nos últimos anos. "Vamos novamente posicionar a Festa Julina no grau de importância que ela sempre teve para a nossa cidade e para os iomerenses. Por isso, a administração estará novamente realizando este evento", justificou.
                 A CCO terá como vice-presidente o secretário de Educação, Maurício Bridi e como membros o secretário de Agricultura, Claudemir Agostini e a assessora jurídica Paula Pasqual. Contará, ainda, como três representantes da comunidade e pessoas indicadas pelo Legislativo, pela Paróquia São Luiz Gonzaga e pela Escola Frei Evaristo. "Todos vão trabalhar para que esta festa volte a ter a importância que sempre teve para nosso município", explica Zardo.
                A Festa Julina vai acontecer no pátio da igreja matriz de Iomerê, em espaço que será otimizado para receber o evento. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas passem pelo município, nos seus três dias de realização. A programação completa, além de shows e atrativos característicos da época, deverá valorizar a cultura local com apresentações artísticas e de talentos da terra.
                As tradicionais barraquinhas de produtos típicos da época serão novamente direcionadas para entidades do município e a fogueira será gigante, mantendo a característica das festas realizadas nos anos anteriores. "A Festa Julina é um dos mais importantes eventos da nossa cidade e nunca poderia ter sido legada ao esquecimento. Realizá-la, é valorizar a cultura dos iomerenses", afirma o prefeito Luciano Paganini.
                A Festa Junina de Iomerê até 1996, acontecia nos meses de junho, seguindo a tradição. Sua data foi alterada para que ela fosse comemorada juntamente com o aniversário do município. Municipalizada em 1997 ela foi uma das maiores festas do gênero na região, superando todas outras em número de visitantes.
                Agora, com a sua realização, a administração quer recuperar este prestígio. Iniciada por alunos do antigo Colégio Agrícola de Videira(COAVI) na década de 80, tomou corpo em pouco tempo, sempre contando com grande envolvimento da comunidade. O público que passava por Iomerê durante a festa era oriundo de toda a região e vinha crescendo ano após ano, até quando ela era realizada. 
fonte:Edelcio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário