terça-feira, 15 de setembro de 2015

"Herança de luta do povo está viva”, afirma Padre Pedro sobre Romaria do Contestado



Romaria reuniu cerca de 10 mil pessoas em Timbó Grande, e lembrou 

massacre de famílias que vivam no Contestado há 100 anos



Cerca de 10 mil pessoas participaram, no último domingo (13), da Romaria da Terra, em Timbó Grande, no Meio Oeste do Estado. Neste ano a Romaria lembrou o Centenário da Guerra do Contestado, que vitimou milhares de pessoas entre 1912 e 1916, em uma região que cobria aproximadamente um terço do território catarinense.

O deputado Padre Pedro Baldissera, que participa das edições da Romaria da Terra desde os anos 80, afirmou que a atividade neste teve um caráter especial, por lembrar a luta dos caboclos e caboclas camponeses contra a injustiça de que foram vítimas, quando o governo brasileiro doou as terras do entorno da nova linha férrea a madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Padre Pedro lembrou que a presença do Estado na região era mínima, e que até então aquela população sofria com os mais diversos problemas. 

“Era uma população pobre, humilde, que tirava da terra o seu sustento e que, de uma hora para outra, teve sua vida atingida por um poder descomunal. Esta Romaria mostrou que a luta do povo pobre contra as injustiças está viva, e que não esquecemos da herança dura da Guerra do Contestado”, disse Padre Pedro.

Padre Pedro ainda destacou que hoje, em várias regiões do Estado, ainda se vê a exploração dos trabalhadores e trabalhadoras no campo e na cidade, bem como, a expulsão de famílias de suas terras. “O que nós vemos nos processos de construção das barragens é um exemplo. Nós acompanhamos diversos casos em que milhares de famílias foram obrigadas a sair de suas casas sem receber nada, ou então, pressionadas por acordos que prejudicavam suas vidas de forma grave. Esta exploração precisa ser combatida, e denunciada, a toda sociedade”, afirmou. 

O parlamentar participou da Romaria junto de romeiros catarinenses, do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, de lideranças de movimentos sociais e populares, e de estudantes, principalmente da região Meio Oeste. O bispo da Diocese de Lages, Dom Irineu Andreazza, o Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis Dom Wilson Tadeu Jönck, o bispo da Diocese de Chapecó, Dom Odelir Magri e o bispo da Diocese de Tubarão, Dom João Francisco Salm, também se encontraram com Padre Pedro pouco antes da celebração que encerrou o evento.

A organização foi das Comissões Pastorais da Terra de SC, PR, SP e RS, da Diocese de Caçador, CNBB Regional Sul 4 e pastorais e movimentos sociais.

Assessoria de comunicação
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário