sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Santa Catarina - Resumo do Inverno 2015








A estação do inverno/2015 chegou ao fim na terça-feira 22 de setembro, dando lugar à primavera. Aqui é apresentado um resumo das principais características deste período em relação às variáveis meteorológicas temperatura e precipitação.


A temperatura foi a variável meteorológica que mais chamou a atenção dos catarinenses neste último inverno. Seguindo o mesmo comportamento de 2014, o inverno de 2015 apresentou temperatura mais alta do que a climatologia (média dos últimos 30 anos) em todas as regiões, superando em pelo menos 1ºC a média histórica para o trimestre, tanto na temperatura máxima quanto na temperatura mínima.


A temperatura ficou acima da média durante todos os meses de forma mais acentuada na temperatura mínima, que chegou a ficar mais de 4ºC acima da média no mês de agosto. No dia 16/09 a cidade de Garuva registrou a maior temperatura do inverno, 38,1ºC. Já no dia 12/09 foi registrada a menor temperatura tanto do inverno quanto do ano: -6,3ºC em Urupema.


Em relação à precipitação, o inverno teve comportamentos distintos nos meses de julho, agosto e setembro. O mês de julho terminou com chuva acima da média em todas as regiões do Estado. O Oeste foi a região onde este comportamento foi mais evidente. O volume de chuva no final do mês ficou mais de 3 vezes acima da média climatológica do mês.


Já o mês de agosto foi marcado por pouca chuva em todas as regiões, devido principalmente a um longo período de influência de um bloqueio atmosférico que influenciou o sul do Brasil na primeira metade do mês. Com isto, todas as regiões tiveram volume de chuva abaixo da média durante este mês.


Em setembro a chuva voltou a ser frequente, atingindo principalmente o sul de SC. Apenas no período entre os dias 17 e 21 o Planalto Sul e o Litoral Sul tiveram chuva que superou a média climatológica do mês. 
Erikson de Oliveira – Meteorologista/EpagriCiram
__________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário