terça-feira, 22 de setembro de 2015

Sebrae fará mais de 300 mil atendimentos gratuitos no Movimento Compre do Pequeno Negócio



Mais de mil pontos de atendimento espalhados em todo o país vão receber empreendedores entre os dias 21 a 26 de setembro



O Sebrae está preparando uma série de atividades e capacitações para a semana de 21 a 26 de setembro, dentro do Movimento Compre do Pequeno Negócio (http://www.compredopequeno.com.br/). Os empresários serão orientados sobre cinco temas principais: vendas, finanças, mídias sociais, inovação e sustentabilidade. A instituição vai concentrar esforços em áreas prioritárias, como Moda e Acessórios, Beleza, Construção Civil, Autopeças, Bares e Restaurantes, Turismo, Mercadinhos e Produção Rural. Na data que marca o Movimento, dia 5 de outubro, a intenção é que os donos de pequenos negócios permaneçam nas empresas e se dediquem integralmente ao cliente, implementando ações que possam surpreender o consumidor.

Segundo Sueli Bernardi, na região Meio Oeste estão previstas ações em 10 municípios com palestras, oficinas e cursos, são eles: Joaçaba, Videira, Salto veloso, Fraiburgo, Zortéa, Tangará, Porto União, Caçador, Arroio Trinta e Peritiba. “Procuramos realizar as ações em diversos municípios, oportunizando a participação e contemplando empresários e empreendedores de pequenos negócios de grande parte da região Meio Oeste”.



“É preciso que o empreendedor saiba que, embora não possa controlar os fatores externos, ele pode adotar estratégias para criar um ambiente mais favorável para o consumo e influenciar positivamente os resultados das vendas. Esse é um momento de cautela, mas não de paralisação. É importante que os empreendedores compreendam que esse ambiente também cria oportunidades para quem se prepara para aproveitá-las. Para isso, é preciso inovar, diferenciar-se e conquistar novos clientes e mercados”, reforça o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.



A previsão é de que sejam realizados, em todo o Brasil, mais de 300 mil atendimentos. A programação inclui, pelo menos, o atendimento de 157 mil Microempreendedores Individuais (MEI), 133 mil microempresas, 22 mil empresas de pequeno porte e 12 mil produtores rurais. O cronograma de atividades inclui seminários, clínicas tecnológicas, consultorias, cursos (presencial e a distância), orientações técnicas e caravanas. Para isso, haverá mais de mil pontos de atendimento para receber os empreendedores. Os estados terão sua própria programação durante a semana de capacitação.





Comprar do pequeno movimenta a economia

O Movimento Compre do Pequeno Negócio foi lançado pelo Sebrae no dia 5 de agosto com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de escolher micro e pequenas empresas na hora de consumir. A instituição enumerou cinco razões para incentivar a sociedade a comprar desse segmento: é perto da sua casa; é responsável por 52% dos empregos formais; o dinheiro fica no seu bairro; o pequeno negócio desenvolve a comunidade; e comprar do pequeno negócio é um ato transformador que beneficia todos.



Para Luiz Barretto, presidente do Sebrae, comprar do pequeno negócio é um ato cidadão porque movimenta o dinheiro na região onde o consumidor mora ou trabalha. “A circulação de pessoas e dinheiro no bairro aumenta, gerando possibilidade de ganhos para outros negócios já instalados ou mesmo para a abertura de novas empresas”, diz. Além de ajudar a fortalecer a economia, evita a perda de tempo com deslocamentos por conta da proximidade do negócio e contribui para a geração de oportunidades de emprego.

Por Sebrae
________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário