sexta-feira, 25 de setembro de 2015

REGIÃO: Observatório Astronômico de Videira estará atendendo durante o eclipse lunar do próximo domingo (27)



Se você é daqueles que adora observar o céu, deve estar contando as horas que faltam para o próximo domingo (27), quando ocorrem dois fenômenos raros: o eclipse total da lua e uma super lua. O professor de astronomia do Observatório Municipal Domingos Forlin (ODF) - Odirlei Marcelo Alflen, explica que a coincidência é tão incumum que nos últimos cem anos, aconteceu apenas quatro vezes. Para que os videirenses possam acompanhar cada detalhe do eclipse, o Observatório estará atendendo em horário especial no domingo: das 21h até às 3h da madrugada da segunda-feira (28). A equipe de profissionais do ODF estará à disposição, juntamente com uma estrutura de telescópios que será montada para facilitar a observação. 

Se o tempo colaborar, o eclipse poderá ser visto a olho nu, em todo território brasileiro. Por volta das 22h, a Lua começará a escurecer e ganhar uma tonalidade avermelhada. "Essa é a chamada Lua de Sangue. A coloração que antecede o eclipse é a influência dos raios de luz na atmosfera terrestre", ressalta Alflen. Cerca de uma hora depois, acontece o ápice do eclipse, entre às 23h e 24h30. O astro só voltará ao normal por volta de 1h30 da madrugada de segunda-feira.

O Secretário de Turismo e Cultura - Clemir Schmitt, destaca que estão sendo esperadas de 200 a 300 pessoas para acompanhar o fenômeno. "O eclipse é um momento de muita beleza e nós estamos nos preparando para receber a comunidade videirense para acompanhar este espetáculo da natureza. De antemão, pedimos paciência se houverem filas, já que um grande número de pessoas é esperado". Em caso de chuva ou de céu encoberdo, a observação não será realizada.

Sobre o eclipse
O eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra, o que ocorre somente na fase Cheia, em que a Lua fica no lado oposto ao Sol, em relação à Terra. Normalmente ocorrem pelo menos dois eclipses por ano: em períodos em que é possível a Lua passar na frente do Sol (eclipse solar) ou atrás da Terra (eclipse lunar), devido à inclinação do eixo de rotação terrestre e da própria inclinação do eixo de translação da Lua em torno da Terra.

Superlua
As superluas acontecem porque a órbita do nosso satélite natural não é redonda - ela é elíptica. Isso faz com que exista um ponto chamado de perigeu, em que a Lua fica literalmente mais próxima da Terra. A impressão que temos em dias como este domingo é de que ela esteja 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal. Esta é a segunda superlua de 2015.

Coincidência
A última vez que aconteceu da superlua e do eclipse total lunar acontecerem no mesmo dia foi no ano de 1982. Somente em 2033, acontecerá dos dois fenômenos caírem novamente no mesmo dia.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
_______________________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário