terça-feira, 29 de setembro de 2015

REGIÃO: Camerata de Videira interpreta músicas clássicas e populares durante concerto


Contrapondo o barulho da chuva que insistia em cair no último domingo (27), o concerto da Camerata de Videira encantou a todos os presentes. Violinos, violoncelos, violas e um piano deram o tom da apresentação que, apesar de intimista, agradou a todos os gostos – desde os mais clássicos, até o mais populares. O espetáculo foi realizado no Centro de Eventos Vitória (CEVI), pela Prefeitura de Videira, por meio do Núcleo de Música da Secretaria de Turismo e Cultura, com o apoio das associações Suíça e Videira Música Viva. 

“A cada concerto, é possível ver a evolução da Camerata de Videira e dos músicos. Isso é resultado do trabalho e empenho de cada um, que se dedica intensamente a uma rotina de ensaios e aperfeiçoamento. Os músicos da Camerata iniciaram todos na Escola de Música do município e ver o resultado desse trabalho me deixa extremamente orgulhoso”, declarou o prefeito de Videira Wilmar Carelli, que prestigiou a apresentação juntamente com o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt. 

O Concerto da Camerata teve regência do maestro Aymoré Pereira de Souza Júnior. O espetáculo foi dividido em três partes: a primeira contou com a execução de músicas eruditas, como Sinfonietta, de Beethoven. Seguida pela segunda parte, composta por músicas brasileiras, como Romaria, de Renato Teixeira. E por último, teve a apresentação de canções temas de filmes, como New York, New York, de John Kander, e O Fantasma da Ópera, de Andre Webber.

A instrumentista Debora Tibes Fagundes toca violino há 12 anos e há três faz parte da Camerata de Videira, onde iniciou tocando violino e atualmente toca viola. Para ela, o bom entrosamento do grupo é o responsável pelo sucesso da apresentação. “Eu não medi esforços para estar aqui hoje e fazer uma bela apresentação e tenho certeza que o mesmo aconteceu com meus colegas de palco. Como a maioria de nós iniciou juntos na Camerata, já temos uma história e uma boa harmonia”. Ela disse ainda que durante o Concerto, o maior desafio foi tocar sem o maestro lá na frente, já que o Aymoré também estava tocando. “Tivemos que ter uma atenção redobrada, mas, graças a nossa união e conhecimento, ocorreu tudo bem e acredito que o público gostou do resultado” explicou Debora. 

A próxima apresentação do Núcleo de Música de Videira acontece no próximo domingo (4), com o Concerto Clássico das Seis Cordas, quando sobem ao palco do CEVI a Orquestra de Violões Acordes Clássicos e a Orquestra da Escola de Violões. 

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel
_____________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário