terça-feira, 15 de setembro de 2015

Geada compromete safra 2016 de vinhos brancos e espumantes


Baixas temperaturas resultaram em perda de 100% da plantação da uva Chardonnay




O frio intenso do fim de semana trouxe prejuízos para a fruticultura em Santa Catarina, nas regiões da Serra e Meio Oeste. Com temperaturas negativas no sábado e domingo (12 e 13 de setembro), houve formação de geada, comprometendo a produção de pêssego, ameixa, nectarina, maça e uva.



E os danos atingem pequenos e grandes produtores. Na vinícola Villaggio Grande, por exemplo, a geada significou o cancelamento da safra de vinho branco Chardonnay e espumante branco para 2016.

— Nunca vi uma geada tão forte em setembro, perdemos 100% da plantação da uva Chardonnay, que usamos para vinho branco e também como base para espumantes. Não teremos safra de 2016 desses itens, que totalizam 80 mil garrafas em média - lamenta Maurício Grando, proprietário da Villaggio, em entrevista ao site ClicRbs.


Na Villaggio Grando, que está localizada nos campos de altitude próximo à divisa entre Água Doce e Caçador, no Meio-Oeste catarinense, o registro foi de - 6 ºC no sábado e - 4,9 ºC no domingo, de acordo com o proprietário. Os funcionários da vinícola ainda tentaram uma técnica utilizando fogo no meio das parreiras para amenizar os impactos da geada, mas sem muito sucesso devido à intensidade do frio.



Além da uva Chardonnay, frutas como ameixa e pêssego foram diretamente afetadas. A explicação vem do inverno mais quente do que o normal, adiantando o período de floração.

Na segunda-feira, a equipe da Epagri e produtores ainda contabilizavam os efeitos da geada do fim de semana. A estimativa inicial é de perda de pelo menos 70% da parte das frutas que já tinham passado pela floração.




fonte: Caçador Online 



_____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário