terça-feira, 22 de setembro de 2015

REGIÃO/Caçador: Semana do Contestado começa nesta terça-feira



Exibição do filme "Terra Cabocla" marca início das ações que seguem até domingo



A Semana do Contestado em Caçador inicia nesta terça-feira (22), às 19h, com abertura da mostra Contestado em Cores, de Márcia Schüler, no Espaço Cultural Almir João Binotto, da Câmara Municipal. A mostra retrata um pouco da história do terceiro maior combate armado envolvendo populares no mundo. Interessados podem visitar a exposição das 13h às 19h até o final desse mês.


O filme Terra Cabocla também será lançado às 19h30 e exibido no Plenário Osvaldo José Gomez com a presença dos diretores Márcia Paraíso e Ralf Tambek. O evento também faz parte das atividades organizadas pela Prefeitura e Poder Legislativo, junto as instituições locais, visando resgatar a cultura e melhorar a autoestima do povo contestado, estimulando o orgulho caboclo.





Conforme a diretora Márcia Paraíso, o documentário de 82 minutos apresenta a Guerra do Contestado dando visibilidade à população cabocla. “A voz, os costumes, a cultura, a religiosidade dos caboclos – e, especialmente, das mulheres caboclas – montadas paralelamente com depoimentos de pesquisadores que têm se dedicado à temática do Contestado, revelam o quanto o tema é pouco compreendido e discutido”, destaca.



“Além da exibição do filme na Casa Legislativa, será distribuído um DVD do documentário às escolas da rede pública e particular de Caçador para a realização de sessões de cinema em cada unidade, com data a ser agendada pela instituição de ensino”, anuncia o presidente da Câmara, Ricardo Pelegrinello. 


FICHA TÉCNICA: Márcia Paraíso 


Márcia Paraíso é roteirista e documentarista, mestre e graduada pela Universidade Federal Fluminense. Trabalha com audiovisual desde 1990, atuando especialmente na área de filmes ambientais e sociais. Dirigiu e roteirizou dezenas de vídeos educativos para Tv e instituições de formação, além de trabalhos para movimentos sociais.


Nos documentários, ela tenta relacionar a importância da cultura das populações tradicionais com a preservação do meio ambiente. Apaixonada pela imagem e pelo tratamento autoral no documentário, ela acredita na força de transformação e mobilização pela utilização da ferramenta audiovisual.
Desde 2003 mora em Florianópolis, SC, onde trabalhou como professora para a UNISUL e UFSC. 


FICHA TÉCNICA: Ralf Cabral Tambke 


Diretor, produtor e diretor de fotografia, Ralf Cabral Tambke, formou-se em Cinema pela Universidade Federal Fluminense em 1993 e se especializou em 1998 na em Munique/Alemanha. Professor universitário desde 1999, iniciou suas atividades no ensino audiovisual participando do projeto “cidadania através da imagem”, (NUTES/UFRJ/CNPQ) ainda em 1993. Desde então se dedica à utilização do audiovisual como ferramenta de educação e inclusão social.


Ralf tem ainda conhecimento técnico e experiência; desde 2000 é cinegrafista do canal especializado em vida animal da TV alemã BR, tornou-se consultor de projetos em cinematografia digital, estéreo (3D).


Diretor de fotografia da série de 13 episódios "Visceral Brasil, as veias abertas da música"- TV Brasil e Canal Curta! E de dezenas de filmes de curta metragem no Rio, São Luís (Maranhão) e Florianópolis (SC), entre eles, Clandestinidade, Carro Forte, Profetas da Chuva e da Esperança e Reverso. Foi diretor dos longas “Sambando nas Brasas, Morô?!“ e “Lua em Sagitário“, além do documentário "Vaqueiros Encantados" (TV Brasil) e Terra Cabocla - em lançamento. 


AGENDE-SE: Acompanhe a programação 


A programação inicia com a abertura da exposição “Contestado em Cores”, da artista plástica Márcia Schüler às 19h e em seguida lançamento do documentário “Terra Cabocla”, com a presença dos diretores Márcia Paraíso e Ralf Tambke.


De 22 a 25, o filme será exibido nas escolas de Caçador e a exposição ficará aberta para visitação das 13h às 19h. 
Dia 23 – Vivência sobre o uso de ervas medicinais da região com Alésio dos Santos, no IFSC das 8h às 14h
Dia 24 - Vivência sobre o uso de ervas medicinais da região com Alésio dos Santos, no Assentamento Hermínio Gonçalves às 8h e no Salão Paroquial da Paróquia Cristo Redentor às 14h 
Dia 24 – Lançamento do livro “A Guerra do Contestado em Quadrinhos”, com a presença do autor Jorge Luiz Bernardi às 19h no Museu do Contestado
Dia 25 – Sessão solene com palestra “100 anos da Guerra do Contestado: Atos, fatos e a repercussão sobre o território secular”, com o Nilson Cesar Fraga, às 19h30, na Câmara Municipal
26 e 27 – Mateada, apresentações culturais, feira de produtos orgânicos, ervas medicinais e de artesanato no Parque Central José Rossi Adami 
Dia 27 – Cavalgada e Missa Cabocla às 16h no Parque Central às 16h no Parque Central

fonte:Ass. Imp. Câmara de Vereadores 

Nenhum comentário:

Postar um comentário