quinta-feira, 17 de setembro de 2015

REGIÃO: CRAS de Tangará promove palestra show sobre Relações Familiares


O Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS de Tangará promoveu na noite de 16 de Setembro uma palestra show abordando o tema “Relações Familiares e seus Reflexos na atualidade”.

Na ocasião estiveram presentes as famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, famílias atendidas pelo CRAS, alunos e comunidade em geral. A Secretária de Saúde Assistência Social e Habitação Janete Longo fez a abertura do evento. Os palestrantes foram Geancarlos Farinon Flores de Matias e Edinei Antonio Menegon da ACTUS Palestras e Treinamentos.

Na oportunidade os palestrantes abordaram as transformações vivenciadas nos últimos anos no modelo familiar. No lugar do clássico modelo homem e mulher que se casam, ficam juntos até que a morte os separe e têm filhos, começam a surgir outras formas de agrupamento familiar com o advento do divórcio, dos recasamentos e das uniões homossexuais. A função de cada um dos seus integrantes também tem se transformado. Se antes o homem era o único ou o maior responsável pelo sustento familiar e a mulher pela organização doméstica e a educação dos filhos, hoje essas funções são mais compartilhadas, se bem que nem sempre de modo igual.

Essas e outras mudanças, aliadas a características sociais tais como o individualismo, o consumismo, a busca da juventude permanente e da felicidade imediata têm transformado radicalmente as relações entre pais e filhos. Os palestrantes evidenciaram que apesar de todas as transformações as figuras familiares continuam as mesmas como referencia para uma criança. O pai, a mãe, irmãos, tios permanecem com as mesmas responsabilidades e os valores éticos, morais e de formação de caráter, pois, é na infância que valores e princípios são passados aos filhos. A família é um dos pilares de sustentação da sociedade e precisa ser resgatada, pois, a criança espelha a família, e o exemplo dos pais possui o poder de moldar o caráter dos filhos.

Quando a família participa e acompanha com responsabilidade a aprendizagem escolar, assegura aos filhos um futuro repleto de vitórias e méritos. Este trabalho de conscientização também será promovido pela equipe do CRAS nas escolas da rede municipal de ensino. 

Anne Arithuza Alves
___________________________________________________________________
_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário