foto crédito Roberto FilhoPR |
A presidenta Dilma Rousseff visita o assentamento do MST Dorcelina Folador, no município de Arapongas, para o lançamento do Programa Nacional de Agroindústrias na Reforma Agrária, nesta segunda-feira (4). No local será inaugurada a agroindústria da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (Copran).
O programa é uma demanda antiga dos movimentos do campo, que pretendem avançar na organização dos assentamentos em cooperativas e industrializar a produção. O objetivo é agregar valor e gerar renda aos trabalhadores rurais. O governo lança o programa depois de mais de um ano de pressão.
A estrutura da agroindústria atenderá diretamente 4 mil famílias assentadas e pequenos produtores de Arapongas, Apucarana, Londrina e Maringá, abrangendo um raio de 150 quilômetros. Serão beneficiados diariamente 90 mil litros de leite.
Atualmente 18 cooperativas do MST formam a Rede de Cooperativas da Reforma Agrária no Paraná.
Participam do lançamento do programa o dirigente nacional do MST João Pedro Stedile; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho; o governador do Paraná Beto Richa; além de prefeitos e parlamentares locais.
fonte: Radioagência NP, Aline Scarso
Nenhum comentário:
Postar um comentário