quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ALESC lança “Frente” de homens pelo fim da violência contra a mulher



Na próxima segunda-feira (2), às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, acontece o lançamento da Frente Parlamentar Catarinense dos Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A iniciativa é do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que propôs em setembro a criação do grupo, a exemplo do que já existe em outros Estados. O objetivo é criar um grupo de trabalho, dentro do parlamento, que atue no apoio a ações e debates pelo fim da violência, física e psicológica, contra a mulher.

            “A questão aqui não está somente em violência física, mas numa cultura que busca, em diversos espaços, atingir a mulher das mais diversas formas. O que queremos é mobilizar, principalmente homens, no sentido de discutir avanços. E isso vale tanto para uma mudança de postura no universo masculino, em particular, quanto para concretizar bandeiras já levantadas pelas mulheres, como a articulação entre os organismos de apoio e uma política consistente de suporte às mulheres vítimas de violência”, explica o parlamentar.

            Uma das questões apontadas pelo parlamentar como fundamental é atuar diretamente nas escolas, em especial na formulação de debates dirigidos a meninos. “Queremos que levem isso para suas famílias, para o pai, e que multipliquem o fim destas posturas absurdas hoje e depois de crescerem”, complementa.

Números impressionam

            Entre os 100 municípios com mais violência contra a mulher, cinco estão em SC. Lages, Mafra, Criciúma, Balneário Camboriú e Chapecó estão entre os primeiros em violência. Os dados estão num relatório nacional entregue à presidente Dilma em agosto, na sessão que lembrou 7 anos da Lei Maria da Penha.

            No Brasil, 92 mil mulheres foram assassinadas nos últimos 30 anos. Em SC, são 3,5 homicídios para cada 100 mil mulheres.  A cada 46 minutos, uma mulher é vítima de violência em SC.
fonte:Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário