quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Alunos da Gered de Videira participam da Conferência Nacional Infanto-Juvevil do Meio Ambiente, em Brasília

Lia Izabela Alves, aluna da Escola de Educação Básica Padre Bruno Pokolm, de Videira, e Alceu Mattelcci Junior, aluno da EEB São Sebastião, de Fraiburgo, estão em Brasília, representando a Gerência Regional de Educação (Gered) de Videira na 4ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. Eles integram a comitiva catarinense que participa do encontro, debatendo e propondo ações que ajudarão a tornar as escolas ambientes mais sustentáveis. O evento teve início no último sábado, 23, e segue até hoje, 28.
A gerente regional de Educação, Roberta Martinez, explicou que ambos os alunos participaram de todas as etapas da Conferência. “A primeira etapa foi realizada dentro de cada escola, os melhores projetos apresentados puderam participar da etapa regional. Quatro trabalhos foram selecionados para a fase estadual, que foi eliminatória para a fase nacional. Ter dois trabalhos sendo apresentados nesta etapa é motivo de muito orgulho para a Gered de Videira”, comemorou Roberta.
Todas as Conferências realizadas tinham a temática “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”, a partir daí a escolas criaram projetos de educação ambiental com o tema proposto e com base nos quatro elementos naturais: terra, água, fogo e ar.
A programação da Conferência Nacional inclui visita cívica e educativa a Brasília, apresentações culturais dos Estados participantes e encontro com a Presidente Dilma Rousseff, além de apresentações e discussão dos projetos, oficinas em grupos, debates e encontros de educadores.
A Conferência é um instrumento que estimula a cidadania ambiental nas escolas e comunidades, a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. De acordo com o secretário regional, Evandro Colle, o principal objetivo da conferência é fortalecer e incentivar a educação ambiental nas escolas, além de colocar a discussão sobre a importância da sustentabilidade no currículo escolar. O evento é promovido pelos Ministérios da Educação e do Meio ambiente. 
fonte/envio:Dandy dos Santos/Popular FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário