quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Padre Pedro entrega ao Papa Francisco obra de escritor catarinense

 

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) entregou, na quarta-feira (20), um exemplar do livro “Juventude: protagonismo e religiosidade”, do catarinense Padre Gilberto Tomazi, ao Papa Francisco. O encontro com o sumo pontífice aconteceu na saída da residência papal, na cidade do Vaticano. A comitiva catarinense que esteve na Itália também teve reuniões na Câmara dos Deputados do País, e foi recebida pelo embaixador do Brasil no Vaticano, Denis Pontes de Sousa Pinto.
                Além do livro, Padre Pedro apresentou ao Papa as manifestações de devotos e religiosos pela beatificação do Frei Bruno, de Joaçaba. O deputado também entregou documento assinado pelo bispo da Diocese de Chapecó, Dom Manoel João Francisco, no qual solicita debate para mudança na legislação canônica permitindo que advogados leigos possam atuar na anulação do casamento religioso. Como 2014 será o ano da família para a Igreja Católica, a expectativa é que o debate ganhe relevância.
                Padre Pedro destacou os avanços do Papa Francisco à frente da Igreja, a postura de clareza que adotou no Vaticano e afirmou que o livro entregue ao pontífice resume um pouco do papel de protagonismo da juventude, na sociedade e na igreja. “Foi um momento de emoção ter este contato próximo e também por dividir esta análise da juventude, à luz do Contestado, feita pelo Padre Gilberto”, disse o parlamentar.
                Na avaliação de Padre Pedro, a construção de uma sociedade mais solidária, igualitária e fraterna, e que respeita a vida e o meio ambiente, passa pelo papel protagonista da juventude. “Precisamos pensar um espaço, como diz Padre Gilberto, no qual caibam todos e todas jovens. Acredito que este texto reforçará a visão de Francisco de que é preciso abrir os olhos da sociedade, e da Igreja, para uma nova juventude que se coloca diante de nós”, complementa o parlamentar.
                O deputado ainda lembrou as lutas do povo campesino, e disse ter a certeza de que o Papa Francisco compreende a importância “revolucionária” da juventude do campo na busca por mudanças sociais objetivas. “A religiosidade e a fé são elementos sempre presentes nas lutas do nosso povo, e isso fica claro na ligação profunda entre os movimentos sociais e a igreja contemporânea”, disse.    

A Obra “Juventude: protagonismo e religiosidade”, segundo o autor, Padre Gilberto Tomazi  

            A obra foi pensada a partir do pulsar juvenil do Contestado (1912-1916), uma região do estado de Santa Catarina, campo de conflitos no começo do século XX. Na sua versão de mística e resistência popular, o Contestado é aqui resgatado como uma referência importante daquela significativa parcela da juventude, outrora violentada e silenciada, que, aos poucos, nos seus descendentes jovens, volta a sonhar, a se organizar e a se mobilizar, de diferentes formas, para construir alternativas possíveis para o seu cotidiano e à sociedade.
                A obra procura desvendar heranças culturais e religiosas, incorporar mitos, aspectos históricos, religiosos, existenciais e identitários dos jovens de outras épocas e nações cuja herança se faz, de alguma forma, presente hoje na realidade dos jovens.
                Apresenta de maneira crítica, utópica e realista uma nova forma de compreender a juventude, partindo dos diversos "olhares" presentes na literatura sobre juventude. Procura valorizar e interpretar as diferentes realidades da juventude, considerando elementos geográficos, históricos, psicológicos, sociológicos, antropológicos e teológicos, entre outros.
                Juventude: protagonismo e religiosidade abre os horizontes de uma nova mentalidade, que reconhece o valor da religiosidade e do protagonismo juvenil na edificação de uma nova sociedade, solidária, democrática, plural, sustentável, igualitária e fraterna, na qual caibam todos os jovens.
fonte: Assessoria de Imprensa

6 comentários:

  1. O dia 21 de Novembro de 2013, resgata, aqui, para o hoje, de 19/09/2020, as iniciativas fortes, deste nosso legítimo representante, Pe. Pedro Baldissera, protagonista firme, dos propósitos mais honrados, como cidadão de fato e de direito, de tantas causas e aspirações importantes, para a gente catarinense e brasileira. Ajudei à elege-lo, no último pleito, em 2018, e estou feliz por te-lo apoiado. Gratidão sincera, ao senhor, Deputado, por nos representar, tão dignamente.

    ResponderExcluir
  2. Nesse ínterim, permita-me, Pe. Pedro, externar meu lamento, por tão visíel inércia, da linha nacional, progressista e socialista, de esquerda, principalmente o PT, de não estruturar um bloco coeso, de ação, pelas manifestações mais fortes e maiores, via pública e virtual, pela derrubada da Lava à jato, dos crimes de Moro e Dalangnol, manobrados pelo FBI, denunciando-os, mais efetivamente, para alcançar, logo, a declaração da inocência de Lula.

    ResponderExcluir
  3. *,....tão visível inércia, da linha...

    ResponderExcluir
  4. No 7 de Setembro, Lula se posicionou muito bem, se colocando, heroicamente, aos 74 anos, chamando-nos para a união de esforços, de resistência, em defesa da constituição,para retirar, logo, Jair Bolsonaro da presidência, que destrói nosso país, à olhos vistos e nada acontece, ninguém se mexe, de fato, para impedir. e tudo está se agravando, loucamente, seguindo, à passos largos, para a instalação de uma ditadura e o domínio pleno do governo americano, pela subserviência, ridícula e criminosa, de Jair Bolsonaro e seus filhos e comparsas, desmontando e destruindo, abertamente, nosso patrimonio.

    ResponderExcluir
  5. Peço a sua ajuda, Pe. Pedro Baldissera, para uma ação, mais objetiva e clara, de um chamado à Flávio Dino, atual governador do Maranhão, para nos representar, pois, precisamos de um líder nacional, urgente, que nos chame à todos, já, para manifestações pacíficas e organizadas, na internet e em público, nas tvs, nos rádios, pela cassação imediata, da chapa Bolsonaro/Mourão (fake news, rachadinhas, milícias,etc). E, nessas eleições municipais, formar uma campanha, forte e unida. Imagino, que já possa se deixar definido o posto titular, depois, em 22, para ser candidato à presidência, ao próprio Flávio Dino, pedindo à Lula, que se poupe, em suas energias, sendo o vice e nos honrando, como mentor, de ações de recuperação, de nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, mais uma vez, Deputado Pe. Pedro Baldissera. Contamos, sempre, com sua força. Sucesso, saúde, felicidades. Paz & Bem.

    ResponderExcluir