quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

SICOOB orienta para atenção ao preenchimento do cheque

No início de cada ano, principalmente no mês de janeiro, algumas pessoas, pela força do hábito, acabam se equivocando na colocação do “ano” de emissão, no campo data do cheque, grafando o ano de 2013 ao invés do ano de 2014. Para amenizar os transtornos de devolução, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) emitiu um comunicado, em dezembro, para que as instituições bancárias confiram as características do cheque, para evitar devolução por motivo de prescrição. Essa prática ficará em vigor até fevereiro. Para o presidente do Sicoob, Luiz Vicente Suzin, a orientação permanece “Essa medida traz benefícios, tanto para o depositante, quanto para o emitente, mas para evitar transtornos nos serviços de compensação é interessante que as pessoas fiquem atentas aos detalhes” destaca.

Segundo a federação, durante o mês de janeiro, para os cheques datados com o ano de 2013, os bancos irão adotar procedimentos de verificação para checar se os mesmos não foram emitidos além do prazo permitido em norma para sua compensação – o prazo é de seis meses. Os dados que serão avaliados serão a sequência numérica, comparando com a dos cheques já apresentados e pela data de entrega do talão ou de folhas avulsas de cheques. Se for comprovado que, de fato, houve um equívoco do correntista no preenchimento do cheque, o mesmo será compensado normalmente.

De acordo com a gerente administrativa do SICOOB, Gilceia Lourdes Sangaleti, os principais cuidados de quem vai receber um pagamento em cheque devem ser: conferir se este está todo preenchido, se tem o valor no campo superior direito, se o valor está descrito corretamente por extenso (pois o valor que vale é o que está por extenso), observar se o cheque foi datado corretamente e não aceitar cheques com rasuras. Para quem emite os cuidados são sempre colocá-lo nominal ao favorecido e acompanhar sempre a movimentação bancária.

“Anualmente uma grande quantidade de cheques eram devolvidos, e essa medida vem a diminuir esse montante, porém a orientação sempre é para que o associado tenha atenção e evite transtornos, afinal, a partir de fevereiro esses equívocos não serão relevados” finaliza.


Fonte: EmVideira

Nenhum comentário:

Postar um comentário