sexta-feira, 26 de junho de 2015

Coluna Sociedade e Politica nº 002 - Por Jilson Carlos Souza

Defesa civil I

A defesa civil tem por finalidade executar um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.



Defesa civil II

Em Fraiburgo uma das obrigações da defesa civil é estar atenta as questões que dizem respeito ao Lago das Araucárias. Ou seja, sempre que tiver previsões de muitas chuvas, às comportas do Lago devem ser abertas, esvaziando o máximo possível o nosso Lago, assim o mesmo tornar-se um reservatório natural evitando os problemas de alagamento da parte central do município, portando a solução de possíveis alagamentos esta no próprio Lago.



Defesa civil III

A questão dos alagamentos do Lago das Araucárias e do Arroio Passo é muito simples de se revolver, sempre que tiver previsão de chuvas fortes, o nosso Lago precisa ser seco, as comportas do Lago devem ser abertas com pelo menos dois ou três dias de antecedências e não no momento das chuvas torrenciais, assim o Lago passa a ser reservatório ideal para a água das chuvas.



Mudança de voto

O vereador em exercício Sandro Morando mudou seu voto no projeto de lei nº 2420/2015 que autoriza o chefe do poder executivo a aderir ao programa BADESC cidades e tomar empréstimo junto e essa instituição. Isso faz parte da democracia, o que foi antidemocrático e desrespeitoso foi à maneira como o prefeito tratou o assunto, usando o Programa da Prefeitura na Rádio Fraiburgo (pago com recursos públicos municipais), para atacar no campo pessoal os vereadores que votaram contra o projeto na sua primeira votação ocorrida na segunda-feira 15/06. O prefeito utilizou palavras e termos rudes/chulos como expressões do tipo: “Os bonitãos”, relembrando os velhos coronéis da politica partidária, os quais não tinham e não tem apreço algum pela frágil democracia que vivemos.



Reflexão

“O conflito do Contestado com todas as suas especificidades, não deixou de ser um episódio importante na história da luta de classes no Brasil”. Trecho do livro: Lideranças do Contestado, escrito pelo professor Paulo Pinheiro Machado.



Sugestões e criticas
As sugestões de temas a serem comentados por jilsoncarlos@yahoo.com.br
_____________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário