terça-feira, 16 de junho de 2015

REGIÃO: SAMU já está oficialmente instalado junto ao Corpo de Bombeiros de Videira

Um ato realizado na tarde desta segunda-feira (15), no Corpo de Bombeiros Militar de Videira, oficializou a mudança da sede do SAMU. Desde sua implantação em Videira, no inío de 2011, o SAMU estava localizado ao lado do PAME, no Bairro São Cristóvão. A partir de agora ele estará alojado no quartel do Corpo de Bombeiro. Participaram do ato o prefeito de Videira - Wilmar Carelli, a secretária municipal de Saúde – Maria Eneida Furlin Dresch e o comandante do Corpo de Bombeiro – Capitão Willian Fazioni.

“Um dos fatores que levaram a Prefeitura de Videira a propor esta parceria para o Corpo de Bombeiro foi a racionalização dos serviços prestados e a economia de recursos públicos. O Corpo de Bombeiro prontamente aceitou a parceria e quem ganha com isso é a população, que terá mais agilidade, eficiência e qualidade nos atendimentos prestados pelas duas entidades”, explicou o prefeito de Videira – Wilmar Carelli. 

Muitas vezes, há duplicidade nos atendimentos. É comum o Corpo de Bombeiros e o SAMU se encontrarem na mesma corrência, sem haver a necessidade de os dois se deslocarem. Trabalhando no mesmo local, vai ser possível evitar isso. Uma triagem será feita e vai ser possível encaminhar guarnição ideal para cada eventualidade. Da mesma forma que para os casos mais graves serão deslocadas as duas entidades. 

Apesar de usufruírem da mesma estrutura e dividirem os espaços comuns, a administração do SAMU e do Corpo do Bombeiros permanecerá sendo feita de forma separada e independente, cabendo à Prefeitura de Videira a operacionalização de funcionários e manutenção dos equipamentos do SAMU. Assim como sua regulamentação continuará sendo realizada por Joaçaba. 

O comandante do Corpo de Bombeiro Militar de Videira – Capitão Willian Fazioni destacou que a parceria vai proporcionar a troca de experiências entre as guarnições, técnicos do SAMU e bombeiros, tanto militares quanto voluntários. Ele disse ainda que até o fim do ano deve ficar pronto o novo quartel do Corpo de Bombeiros e o espaço disponibilizado para as viaturas e caminhões será maior, ou seja, terá espaço também para o veículo do SAMU, que estará incluso.

Na ocasião, Carelli anunciou também que o município de Videira espera receber em breve do Governo do Estado uma Unidade do SAMU Avançada (USA). “Fomos contemplados há alguns meses e agora estamos na eminência de receber esse novo veículo, que consiste em uma UTI móvel, que será de grande utilidade para realizar os atendimentos”, explicou.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Videira
Fotos: Pedro Schaitel
____________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário