segunda-feira, 29 de junho de 2015

REGIÃO/Tangará: DIA DO VINHO


Na tarde da última sexta feira dia 26/06, a Administração municipal de Tangará promoveu uma cerimonia, no estação ferroviária de Tangará, com objetivo de celebrar o dia do vinho e sua importância na história , na cultura, na identidade e para a economia do município de Tangará que é o maior produtor de vinho do Estado de Santa Catarina e que contempla em seu slogan " Tangará terra dos bons vinhos e voo livre. Se fizeram presente no evento, o prefeito municipal, Vereadores, Secretários municipais, representantes de sindicatos, proprietários de vinícolas, o comandante da policia militar, representantes de instituições financeiras e presidente do Sindvinho. Para o prefeito Municipal Euclides Cruz, afirma. "A Vitivinicultura contribui para o desenvolvimento econômico do Município, temos muitas vinícolas e centenas de produtores, que merecem nosso apoio. Tangará é conhecido no Estado e a nível nacional por seus excelentes vinhos por isso a importância de comemorar o dia do vinho".

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2006) a produção anual de uva em Santa Catarina ocupa a sexta colocação nacional, com 47,7 mil toneladas. A área plantada de videiras é a quinta maior, com mais de 4,9 mil hectares. Anualmente, nosso estado produz mais de 22 milhões de litros de vinho. 



Na França, sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro, uma grande festa popular marca a abertura de barris da nova safra. Por extensão, todos os cafés, bares, açougues, restaurantes, anunciam que o “O vinho novo chegou”. Na Espanha e na Itália, grandes eventos populares celebraram a safra de vinhos jovens. Aqui no Estado, o período de abertura dos barris poderia ocorrer solenemente, todos os anos, no primeiro domingo do mês de junho, anunciando festivamente a chegada de nosso bom vinho novo.

A instituição do Dia Estadual do Vinho estimulará, a exemplo de outros países, o consumo, a promoção e o turismo, desenvolvendo a vitivinicultura, que já é uma alternativa de produção para a agricultura familiar e camponesa, gerando empregos e renda para as famílias catarinenses.

Essas, portanto, são algumas das razões de fundamental importância do projeto de lei estadual Nº 184/2008 que criou o dia do vinho no Estado de Santa Catarina proposição do Dep. Estadual Padre Pedro Baldissera e do projeto de lei Municipal 2.223/ 2014 que instituiu o Municipal do vinho em Tangará, a ser comemorado anualmente, no primeiro domingo do mês de junho, proposição do vereador Roberto Bohnenberger.

Ouça aqui o Presidente da Cresol: Fala - Vian Presidente da Cresol Tg


Ouça aqui o Presidente do Sinduva:Fala - Celso Panceri presidente do Sinduva



Ouça abaixo demais falas:

Fala - Roberto Bohnenberger
Fala - Prefeito de Tangará





Fonte: Agência Comunidade
_________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário