sexta-feira, 12 de junho de 2015

CRESOL SICOPER PARTICIPA DE ARTICULAÇÃO DE PROJETO QUE INSTITUI A ROTA DA UVA E DO VINHO EM SANTA CATARINA


O Diretor da Cresol SICOPER de Tangará, Roberto Bohnenberger esteve na Capital Catarinense no último dia 09 de junho, com a finalidade de contribuir na elaboração e articulação junto ao gabinete do Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera no projeto de lei Nº 208/2015 que institui a rota da uva e do vinho, protocolado pelo parlamentar no dia 9 de Junho. 
 A origem do projeto é fruto do trabalho realizado a partir da 1ª FECAUVA idealizada e coordenada pela Cresol Tangará que teve sua primeira edição no ano de 2008 na comunidade da Bracatinga no município de Tangará. 
 A Cresol Tangará tem atuação nos municípios de Tangará, Pinheiro Preto, Videira e Fraiburgo, região com expressiva produção de uva e de vinho. "Ações como essa demonstra o compromisso da Cresol com o desenvolvimento sustentável do Estado de Santa Catarina e com a cadeia produtiva da uva e do vinho em especial quando envolve os agricultores familiares" afirma Bohnenberger.



O Deputado Padre Pedro lembra que a Secretaria de Turismo do Estado já montou um Grupo de Trabalho para debater o apoio ao setor vitivinícola, e que o projeto segue esta linha de atuação. O texto está aberto à colaboração de especialistas e das entidades que já atuam na área vitivinícola, além daqueles que já participaram de discussões envolvendo o tema.



O DEPUTADO Padre Pedro é um defensor da cadeia produtiva da uva e do vinho participou ativamente das 5 (cinco) edições da FECAUVA- Feira Catarinense da Uva, das 4 (quatro) edições da mostra Catarinense do vinho realizada na assembléia legislativa em Florianópolis. 
Padre Pedro é autor do projeto de lei nº 184/2008, que criou o dia do vinho no Estado de Santa Catarina e do projeto de lei 324/2008 que inclui o suco de uva na alimentação dos alunos de escola públicas estaduais , os projetos estabelecem como pré-requisito a compra de produzidos pela agricultura familiar Catarinense. E tem atuação nas atividades Culturais e gastronômicas desenvolvidas pela cadeia produtiva da uva e do vinho. 



Santa Catarina é o segundo em produção de vinhos

Conforme a publicação do Panorama da Vitivinicultura Brasileira, de 2012, editada pela Embrapa Uva e Vinho, Santa Catarina ocupa a quarta posição na produção de uvas do País (70.909 toneladas em 2012), e a segunda posição na produção de vinhos. Dados da Superintendência Federal da Agricultura do Estado apontam uma produção de 21,18 milhões de litros de vinhos. 


Núcleo de Comunicação Agência Comunidade
Florianópolis - SC
__________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário